quinta-feira, 22 de março de 2012

CEFAL comemora Dia da Árvore e da Água






Foram mais de 250 os alunos lagoenses que estiveram ontem envolvidos em diversas atividades que pretenderam assinalar o dia mundial da árvore e da água que se comemorou na escola EB/JI Francisco Carreiro da Costa.
Organizado pelo setor de educação da empresa municipal de Lagoa e contando com a parceria do estabelecimento escolar, foram organizados diversos ateliês e jogos que contaram com a presença de diversas instituições educativas do concelho e que pretenderam sensibilizar, de uma forma lúdica e divertida, para a poupança da água e para a importância das árvores. Assim, instituições que têm dado um importante contributo educativo para o concelho, como a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, o CATL Lagoa, o CEFAL, o Centro Social e Cultural do Cabouco e o Expolab, reuniram as suas práticas pedagógicas, de forma que uns trabalhassem a temática associada à árvore e outros à água, sob aspetos diferenciados. Aliás para a organização, o Dia da Água, que se comemora a 22 de março, é muitas vezes esquecido, sendo no entanto essencial investir na sensibilização para a preservação deste bem precioso e esgotável. Incutir hábitos ecológicos no dia-a-dia, conhecer o ciclo da árvore, sensibilizar para a não poluição dos mares e lagoas e a morfologia das plantas, foram algumas dos temas abordados.


Paralelamente aos diversos ateliês e jogos, o recreio da EB/JI Francisco Carreiro da Costa acolheu igualmente a exposição de fotografia “Árvores seculares”, da associação ecológica "A Mata" na entrada da escola.
O evento culminou com um ateliê de jardinagem dinamizado pelos Serviços Florestais, em que cada um dos alunos teve a oportunidade de envasar uma planta endémica e levá-la para casa.
Desta forma, o setor de educação da Empresa Municipal de Lagoa, através do CEFAL, e a EB/JI Francisco Carreiro da Costa, contando com a colaboração de diversas instituições e entidades, proporcionaram um dia diferente no espaço escolar em que foram abordados assuntos sérios a brincar, e onde o público-alvo teve uma participação ativa na assimilação de conhecimentos.




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