segunda-feira, 9 de março de 2015

Crónica Semanal: O que é o AMBIENTE?

Geralmente confunde-se o termo ambiente com Ecologia. As duas noções estão, no entanto, muito longe de se corresponderem.
A noção de Ecologia surgiu no final do século XIX, tendo sido definida como um ramo da Biologia que estuda as relações que se estabelecem entre as diferentes espécies bem como com o meio que as envolve.
Mais tarde, a noção sofre alterações tendo sido utilizada em diferentes acepções, em que muitas são um efeito de modo.
Qualquer prospecção poderá certamente mostrar que quase toda a gente conhece intuitivamente a noção de ambiente. Desde a simples noção de «tudo o que nos rodeia» até à ideia mais elaborada e complexa de «conjunto de aspectos que nos rodeiam, com que interagimos». Na maioria das vezes o ambiente é pensado e concebido como algo estático, como o lugar onde os fenómenos acontecem e estando dissociado do próprio Homem. O ambiente é, no entanto, uma noção muito abrangente, uma vez que contempla todo o meio no qual vivemos, ou seja, tanto o meio natural como o criado pelo Homem. Fazem parte desta noção de ambiente aspectos como a arquitectura, a cidade e todo o sistema sociológico e económico (reconheça-se a importância das escolhas económicas, políticas e sócias). Uma análise global do ambiente não pode dissociar as interacções sociais das interacções naturais, uma vez que estes fenómenos estão em interacção dinâmica e permanente, sendo por isso o conceito de ambiente muito abrangente e complexo. Em suma, o conceito de ambiente, abarca a totalidade do planeta e os elementos que o compõem: «conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos e dos fatores económicos, sociais e culturais com efeito directo ou indirecto, mediato ou imediato, sobre os seres vivos e a vida quotidiana do Homem» (Lei de Bases do Ambiente, 1987, art. 5º; Reis, 1992); (Actividades Práticas em Ciência e Educação Ambiental, Gonçalves, Fernando; Pereira, Ruth; Azeiteiro, Ulisses Manuel de Miranda; Pereira, Mário Jorge Verde Pereira;)


Sem comentários:

Enviar um comentário