segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Uma horta no espaço? A experiência já começou


A experiência vai permitir plantar alimentos e flores fora da Terra
Astronautas da NASA e da Estação Espacial Internacional estão a plantar flores e vegetais a bordo de um laboratório espacial. As primeiras flores plantadas foram zinnias e espera-se que floresçam no início do ano 2016.
As flores fazem parte de uma experiência para construir um sistema adaptado à plantação de vegetais a bordo da Estação Espacial. A experiência vai revelar-se útil pois, se os cientistas querem aventurar-se cada vez mais no espaço e parar em Marte, têm de ter outra forma de subsistência para além das comidas que conseguem trazer da Terra.
NASA quer criar colónia humana em Marte nos anos 2030
Em agosto, Kjell Lindgre, membro da Estação Espacial Internacional, Kimya Yui, astronauta e Scott Kelly, da NASA, plantaram alfaces, também em experiência, no espaço. "Plantar uma espécie de flores é mais desafiador do que plantar uma espécie de vegetal", afirmou Gioia Massa, um cientista ao serviço da NASA e do programa de produção de alimentos no espaço. "A luz e outros parâmetros são mais específicos".
Ao plantar as zinnias, os astronautas esperam compreender o comportamento do pólen em ambientes específicos e observar o modo como as flores afetam a moral da equipa. "As plantas têm um profundo efeito psicológico sobre as pessoas no espaço", afirmou o cientista Bruce Bugbee ao Mashable, "mas geralmente o efeito é maior do que pensamos".
O próximo passo para a NASA é plantar tomates. A agência espacial planeia começar a fazê-lo em 2017.


Fonte: http://www.dn.pt/sociedade/interior/uma-horta-no-espaco-a-experiencia-ja-comecou-4891292.html

Sem comentários:

Enviar um comentário