segunda-feira, 29 de junho de 2015
sexta-feira, 26 de junho de 2015
quinta-feira, 25 de junho de 2015
Limpeza Subaquática - 2015
Registo fotográfico, da autoria de Nelson Raposo, da limpeza subaquática realizada na Lagoa. O nosso agradecimento ao Nelson por, uma vez mais, colaborar connosco.
quarta-feira, 17 de junho de 2015
Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca
A desertificação e a degradação dos solos afectam um terço da superfície da Terra, ameaçando os meios de vida, o bem-estar e o desenvolvimento de pelo menos mil milhões de seres humanos. Confrontados com longos períodos de seca, fome e pobreza crescente, muitos deles não têm outra alternativa senão fugir da sua terra. Estima-se que 24 milhões de pessoas tenham migrado devido a problemas ambientais. Este número poderia atingir 200 milhões até 2050.
Este ano, a celebração do Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca salienta a ameaça crescente que a desertificação e a seca representam para a estabilidade nacional e internacional. Quase um terço das terras cultivadas se tornou improdutivo, nos últimos 40 anos. Cerca de três quartos das pastagens naturais apresentam vários sintomas de desertificação. As alterações climáticas contribuíram para essa situação, mas são apenas um dos factores. Em particular, devemos repensar as nossas práticas agrícolas e a forma como gerimos os nossos recursos hídricos. A agricultura e a criação de gado representam 70% do consumo de água doce e são responsáveis por cerca de 80% da desflorestação. A procura crescente de produtos agrícolas utilizados para alimentar o gado e como biocombustíveis exercerá uma pressão acrescida sobre estes recursos escassos, se não forem geridos de uma maneira sustentável.
O consumo mundial e os modos de produção actuais não são sustentáveis. Isso terá como consequências, entre outras, novas crises alimentares mundiais como a de 2008 e a continuação da desertificação, da degradação dos solos e dos períodos de seca. Como sempre, os pobres serão as primeiras vítimas e as últimas a recuperarem. (...)
Neste Dia de Luta contra a Desertificação e a Seca, reconheçamos os riscos que advêm de permitir que a desertificação avance. Reconheçamos também que, ao lutarmos contra as alterações climáticas, podemos contribuir para inverter a desertificação, aumentar a produtividade agrícola, atenuar a pobreza e reforçar a segurança a nível mundial.
terça-feira, 16 de junho de 2015
sábado, 13 de junho de 2015
sexta-feira, 12 de junho de 2015
Limpeza da Orla Costeira e Subaquática - 2014
À semelhança de anos anteriores, em 2014 os lagoenses voltaram a juntar-se em prol da defesa e preservação do ambiente. Além da Limpeza da Orla Costeira e Subaquática na Lagoa realizada, tiveram lugar outras atividades, destinadas aos mais novos, nomeadamente, pinturas faciais e um atelier de instrumentos musicais, promovido pelos alunos do curso de Animação Sócio Cultural da Escola Secundária de Lagoa e a plantação de endémicas na zona do Miradouro do Castelo.
O Porto dos Carneiros e as Piscinas Municipais de Lagoa acolheram ainda a exposição fotográfica “Lagoa debaixo e fora de água” de Nelson Raposo, constituída por vinte fotos, dividindo-se em duas partes: uma primeira divulgando a potencialidade e biodiversidade existente da marinha existente na zona, sendo esta exposta nas Piscinas da Lagoa e a segunda parte homenageando a faina da pesca, que ficará exposta no Porto dos Carneiros.
Houve ainda espaço para um atelier de reutilização de resíduos e materiais com Tiago Apolinário e a pintura de um painel pelo jovem José Pacheco.
“Lagoa Limpa, Cidade com Pinta” - 2013
“Lagoa Limpa, Cidade com Pinta” foi o lema da Limpeza da Orla Costeira e Subaquática na Lagoa realizada em 2013. Foram recolhidas 2 toneladas de resíduos por cerca de 250 voluntários, que demonstraram nesta ação a sua preocupação para com o meio ambiente. A limpeza decorreu durante toda a manhã e terminou nas piscinas municipais de Lagoa, na qual todos os voluntários tiveram entrada gratuita.
Neste ano, voltamos a contar com a presença de Yves Decoster que, juntamente com Martim Cymbron e Pedro Sousa, através do projeto Arte Viva, pintaram uma tela (com os mais novos) para registar o momento.
A iniciativa contou ainda com animação de Luís H. Bettencourt e André Jorge com música tradicional açoriana, cantada e tocada num barco, tendo o evento sido registado por voluntários como Nelson Raposo que fizeram a fotografia subaquática e Mário Santos que fez um vídeo documental.
quinta-feira, 11 de junho de 2015
Limpeza da Orla Costeira - 2012
Na limpeza da orla costeira de 2012 foram recolhidos mais de 1000 kg de resíduos poluentes, e participaram nesta ação cerca de 160 voluntários.
No local de concentração (Porto dos Carneiros), enquanto decorreu a limpeza, o pintor Yves Decoster colaborou connosco com a pintura de um mural alusivo a esta iniciativa e realizou-se um atelier do mar que consistiu na pintura de alguns animais marinhos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)