sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Miguel Ramos e a dinâmica da fotografia da Natureza no CEFAL












A exposição de Miguel Ramos patente no CEFAL, de 4 de Novembro a 9 de Dezembro, foi o mote para uma actividade, desenvolvida esta quarta-feira, que teve como objectivo mostrar as particularidades da fotografia de natureza pela objectiva do seu autor.
Na ocasião, Miguel Ramos, fotógrafo premiado pela National Geographic Portugal, explicou às dezoito crianças, que participaram nesta acção, como nasceu o seu gosto pela fotografia de natureza e de onde adveio a sua inspiração para esta arte.
O contacto directo com o fotógrafo gerou uma grande curiosidade, sendo o feedback dos participantes muito positivo.
Seguiu-se uma visita guiada à exposição, tendo decorrido simultaneamente um jogo de identificação “O que é o quê?” e que pretendeu sensibilizar para a importância de se captar o pormenor e o momento na fotografia.
A terminar, as crianças, tendo como ponto de partida uma máquina fotográfica onde constavam os nomes dos quadros, realizaram trabalhos de expressão plástica, que posteriormente foram expostos. Pretendeu-se, desta forma, que as crianças não só interpretassem a foto em causa mas que também estimulassem a sua criatividade.
Refira-se que toda esta actividade desenvolvida no CEFAL teve igualmente como finalidade mostrar que um fotógrafo da natureza respeita o meio ambiente e que, para continuar a haver fotografias que retratem as riquezas naturais, é necessário existir uma atitude de preservação e consciência ambiental.
A exposição fotográfica de Miguel Ramos poderá ser visitada no CEFAL até 9 de Dezembro das 9:00 às 18:00.
Com mais esta exposição que contou com o apoio da Associação Ecológica Amigos dos Açores, o CEFAL continua a apostar em sinergias criadas e desenvolvidas entre instituições ambientais e fotógrafos locais que se têm revelado benéficas na realização e dinamização das suas actividades.



Sem comentários:

Enviar um comentário