quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

C.A.T.L do CEFAL prepara Carnaval ambiental

O C.A.T.L do CEFAL participa a 14 de Fevereiro no Corso de Carnaval promovido pela Junta de Freguesia do Rosário. À semelhança de anos anteriores, o desfile percorrerá as principais artérias da freguesia do Rosário. O CEFAL, nunca descurando a vertente ambiental que o caracteriza, terá nos seus foliões verdadeiros defensores do Ambiente. No C.A.T. L do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa os preparativos já começaram e a elaboração dos trajes tem entusiasmado todos os envolvidos. Saliente-se que todo o material utilizado para a confecção dos fatos é reciclado e/ou reaproveitado. Aliando-se a uma época festiva como é o Carnaval, o C.A.T.L do CEFAL pretende alertar e sensibilizar a comunidade, de forma divertida e colorida, para a importância de comportamentos pró-ambientalistas.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Conhecidos vencedores do concurso “Natal em Ecologia”






Já são conhecidos os vencedores do concurso “Natal em Ecologia”, promovido pelo Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL), gerido pela Empresa Municipal de Lagoa (E.M.L).
Assim, e das quatros categorias a concurso (Centro de Dia/Lares de Idosos, Pré-Escolar, 1º ciclo e C.A.T.L), foram consagrados os seguintes vencedores: a EB/JI Prof. Octávio Gomes Filipe conquistou dupla vitória nas categorias de Pré-Escolar e 1º ciclo, arrecadando duas caixas de compostagem e dois livros alusivos ao Ambiente. Em relação às categorias Centro de Dia/Lares de Idosos e C.A.T.L, o Centro Social e Cultural de São Pedro e Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) adquirem um ecoponto e um filme/documentário relativo ao Ambiente. As outras instituições participantes recebem um Certificado de Participação.
Para quem ainda não teve a oportunidade de visitar a exposição “Natal em Ecologia”, que prima pela originalidade e criatividade das dez árvores a concurso, poderá fazê-lo até à próxima sexta-feira, dia 15 de Janeiro.
Recorde-se que o concurso estava vocacionado para as instituições educativas e sociais do concelho de Lagoa, desafiando-as a elaborar uma árvore de Natal, segundo critérios ecológicos.
Refira-se que ao desenvolver este projecto o CEFAL pretendeu assumir um papel activo na comunidade local, procurando essencialmente despertar para uma consciência ambiental, sobretudo numa época cada vez mais associada ao consumismo e ao desperdício.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CEFAL acolhe Projecto Escola +


O Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) acolhe, a partir desta quarta-feira, o Projecto Escola +. Trata-se de uma iniciativa da Empresa Municipal de Lagoa (EML) direccionada a alunos do 4º ao 6º ano e que será desenvolvida pelo CEFAL com o objectivo de apoiar crianças cujas famílias tenham sido alvo de realojamento por parte da Câmara Municipal de Lagoa e que sejam abrangidas pelo Rendimento Social de Inserção (RSI).
Assim, a partir de hoje, um grupo de cinco alunos frequentará semanalmente sessões de estudo na Biblioteca do CEFAL com o intuito de “aprender a aprender”, ou seja dotar os alunos de métodos de estudo e outras ferramentas que lhes permitam melhorar a sua aprendizagem.
O projecto Escola + será direccionado no sentido de desenvolver diversas competências nos alunos, entre as quais as atitudes psicológicas, incidindo sobre a auto-estima e expectativas em relação à escola, para além da gestão e organização do tempo de estudo.
Procurar-se-á igualmente incrementar estratégias de estudo, de forma a lhes possibilitar uma melhor preparação para os testes. Reconhecendo a importância da atenção e concentração para o desempenho escolar, estas serão igualmente duas áreas a trabalhar, bem como a organização do caderno diário, as técnicas de leitura activa, as estratégias de memorização e de resolução de problemas.
Ao desenvolver pela primeira vez o projecto Escola +, o CEFAL procura aproveitar o seu potencial educativo, enquanto agente de educação não formal, e os recursos existentes, nomeadamente na sua Biblioteca, alargando e diversificando as suas actividades.
Recorde-se que o projecto Escola + foi elaborado por técnicos na área da educação e pretende ser uma ferramenta valiosa no sucesso escolar das crianças e jovens que frequentam os estabelecimentos de ensino na Lagoa, encontrando-se actualmente implementado na Biblioteca Municipal de Lagoa, onde é prestado apoio semanal a cerca de vinte alunos.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A importância d’ “A árvore” no CEFAL





Esta quarta-feira teve lugar na Biblioteca do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) mais uma “Hora de Conto”. Desta feita, a obra escolhida foi “A árvore” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Trata-se da história de uma árvore que orgulha os habitantes do arquipélago do Japão devido ao seu tamanho e beleza ímpares. Porém, à medida que árvore cresce também crescem os problemas dos ilhéus…Um conto a não perder caracterizado pelo exotismo dos ambientes e pela particular sensibilidade perante a Natureza, com a qual o Homem partilha espaço e vivências e que se apresenta como origem das artes. Após a “Hora do Conto”, houve ainda espaço para um diálogo sobre a importância das árvores, cujo dia se comemora com a chegada da Primavera, ou seja a 21 de Março. As crianças foram sensibilizadas para o facto de as árvores serem uma enorme fonte de riqueza, quer através do oxigénio que nos proporcionam passando pelo embelezamento das ruas e avenidas bem como pelos deliciosos frutos que nos oferecem. Na ocasião, foi referido ainda a mais-valia da madeira das árvores na construção e criação de móveis, edifícios e papel. Porém, as crianças foram igualmente alertadas para alguns gestos a ter para se preservarem as árvores. Seguiu-se ainda um momento de expressão plástica alusivo ao tema. A Biblioteca do CEFAL com a rubrica “Hora do Conto” pretende continuar a fomentar hábitos de leitura junto dos mais novos, não esquecendo igualmente a componente ambiental que tornam este espaço enriquecedor.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

C.A.T.L do CEFAL vive “Um Natal com sabor a livros”





As crianças do C.A.T.L do CEFAL participaram, no âmbito da quadra natalícia, na rubrica “Um Natal com sabor a livros”, promovida pela Biblioteca Municipal de Lagoa. Na ocasião, o C.A.T.L do CEFAL teve a oportunidade de, através dos livros, conhecer as aventuras de um Pai Natal muito trapalhão, as vivências do Zeca, a personagem da história “Carta ao Pai Natal”, que integra o livro “Desejos de Natal”, da conceituada escritora portuguesa Luísa Ducla Soares e, finalmente, ouvir história do Menino Jesus, contada com recurso a um presépio de feltro. A terminar, as crianças do C.A.T.L do CEFAL realizaram ainda um ateliê de expressão plástica, onde pintaram um anjo em gesso, com a finalidade de presentearem alguém especial no Natal, e uma bola de Natal em jornal para decorar a Biblioteca Municipal de Lagoa (BML). Esta foi mais uma das actividades em que os meninos do C.A.T.L do CEFAL participaram neste Natal e que os manteve imbuídos no espírito natalício.