quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CEFAL acolhe Projecto Escola +


O Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) acolhe, a partir desta quarta-feira, o Projecto Escola +. Trata-se de uma iniciativa da Empresa Municipal de Lagoa (EML) direccionada a alunos do 4º ao 6º ano e que será desenvolvida pelo CEFAL com o objectivo de apoiar crianças cujas famílias tenham sido alvo de realojamento por parte da Câmara Municipal de Lagoa e que sejam abrangidas pelo Rendimento Social de Inserção (RSI).
Assim, a partir de hoje, um grupo de cinco alunos frequentará semanalmente sessões de estudo na Biblioteca do CEFAL com o intuito de “aprender a aprender”, ou seja dotar os alunos de métodos de estudo e outras ferramentas que lhes permitam melhorar a sua aprendizagem.
O projecto Escola + será direccionado no sentido de desenvolver diversas competências nos alunos, entre as quais as atitudes psicológicas, incidindo sobre a auto-estima e expectativas em relação à escola, para além da gestão e organização do tempo de estudo.
Procurar-se-á igualmente incrementar estratégias de estudo, de forma a lhes possibilitar uma melhor preparação para os testes. Reconhecendo a importância da atenção e concentração para o desempenho escolar, estas serão igualmente duas áreas a trabalhar, bem como a organização do caderno diário, as técnicas de leitura activa, as estratégias de memorização e de resolução de problemas.
Ao desenvolver pela primeira vez o projecto Escola +, o CEFAL procura aproveitar o seu potencial educativo, enquanto agente de educação não formal, e os recursos existentes, nomeadamente na sua Biblioteca, alargando e diversificando as suas actividades.
Recorde-se que o projecto Escola + foi elaborado por técnicos na área da educação e pretende ser uma ferramenta valiosa no sucesso escolar das crianças e jovens que frequentam os estabelecimentos de ensino na Lagoa, encontrando-se actualmente implementado na Biblioteca Municipal de Lagoa, onde é prestado apoio semanal a cerca de vinte alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário