segunda-feira, 19 de abril de 2010

Crianças descobrem “Monumentos e EnCantos de Lagoa”















No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemorou a 18 de Abril, o Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL), em colaboração com a Empresa Municipal de Lagoa e a Câmara Municipal de Lagoa, assinalou a efeméride com uma visita guiada às mais emblemáticas estruturas físicas e naturais do concelho. Assim, durante três dias, o CEFAL proporcionou à comunidade escolar e aos Centros de Actividades de Tempos Livres do concelho uma visita guiada aos monumentos e locais paisagísticos de Lagoa. O Centro Social e Cultural da Atalhada (ATL de Água de Pau); o Centro Social e Cultural do Cabouco (Ludoteca Jovem +); o Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CATL) e a Escola EBJI Manuel Medeiros Guerreiro foram as instituições participantes na iniciativa que se revelou um sucesso e que cativou os mais jovens. 81 crianças foi o número de participantes nesta actividade.
Ao comemorar esta data, pretendeu-se oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, sensibilizar para a sua vulnerabilidade. Foi igualmente objectivo do CEFAL e das entidades promotoras despertar nos mais jovens não só o sentido de orgulho e pertença mas dar-lhes a conhecer a história presente em cada monumento, em cada encanto lagoense. Da religiosidade, presente nas igrejas, ermidas e conventos, à paisagem natural dos parques e miradouros passando pela cultura dos centros e museus, o concelho de Lagoa reveste-se de um vasto património arquitectónico e paisagístico presente em cada freguesia lagoense. Um património repleto de história e estórias que conferem ao concelho toda a peculiaridade que lhe é conhecida.
Do Rosário a Santa Cruz passando pelo Cabouco, Água de Pau e Ribeira Chã, a jornada aos Monumentos e Sítios de Lagoa revelou-se uma viagem no tempo encantadora.

Sem comentários:

Enviar um comentário