quinta-feira, 28 de julho de 2011

“Boca Sã” no CEFAL























No âmbito das sessões de Educação para a Saúde, do Programa AGIR, as estagiárias de Enfermagem do CEFAL promoveram a ação “Boca Sã”.
Distinguir entre dentição de leite e permanente; dar a conhecer hábitos saudáveis para uma boca sã; identificar os diferentes tipos de dentes e ensinar como se deve escovar correctamente os dentes foram os objectivos desta iniciativa. Na ocasião, as crianças, que trouxeram as suas escovas de dentes de casa, tiveram a oportunidade de demonstrar como manter uma boa higiene oral, recorrendo não só à pasta dentífrica, mas também ao elixir e fio dental.
Seguiu-se uma versão do jogo “Quem quer ser Milionário”, cujas perguntas se basearam nos temas abordados e que contribuiu para consolidar os conhecimentos adquiridos.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Arte na Pedra no CEFAL










Uns originais pisa-papéis foram o resultado da actividade “Arte na Pedra” promovida esta sexta-feira pelo CEFAL, gerido pela EML.
As crianças do CATL CEFAL, através da busca de seixos no calhau, desenharam e pintaram de forma criativa as suas pedras, transformando-as em bonitos ornamentos decorativos.
Refira-se que esta actividade insere-se no vasto e diversificado Plano de Actividades de Verão 2011 do CEFAL que privilegia equitativamente momentos lúdicos e didáticos.

No Expolab: CATL CEFAL aprende a ciência dos gelados

















O CATL CEFAL, gerido pela EML, visitou esta quinta-feira o Expolab. Na ocasião e como os dias quentes convidam a refrescar-nos, as crianças do CATL CEFAL tiveram a oportunidade de confeccionar gelados de forma simples e divertida. Esta saborosa experiência cativou muito as crianças que depois deliciaram-se com os gelados que elaboraram.
Ainda no âmbito da visita ao Expolab, as crianças puderam brincar interactivamente a 3Dimensões.

CATL CEFAL constrói Ecopontos em miniatura








O CATL CEFAL, gerido pela EML, através do reaproveitamento e reutilização de pacotes de leite, construiu uns originais ecopontos em miniatura. Pretendeu-se com esta ação relembrar conceitos já adquiridos, fomentar e incutir nos mais jovens o gosto não só pela separação de lixo, mas também alertar para a mais-valia do aproveitamento e reutilização de materiais.
Refira-se que tem sido apanágio do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa cultivar políticas ambientais não só junto dos mais jovens mas também na comunidade lagoense onde se insere.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

“Férias em Acção” no Ateliê do Papel

No âmbito do projecto “Férias em Acção”, as estagiárias de Ordenamento de Território e Ambiente do CEFAL, gerido pela EML, dinamizaram no passado dia 8 de Julho um ateliê de pasta de papel.
Com o objectivo de sensibilizar para a importância de se reutilizar material, criando o novo a partir do velho, os jovens do projecto “Férias em Acção” aprenderam a “receita “ para criar papel reciclado, sem ser necessário recorrer ao abate de árvores.
Saliente-se que a confecção de uma tonelada de papel reciclado evita o abate de 15 árvores. Refira-se igualmente que tem sido prerrogativa do CEFAL alertar e fomentar alternativas saudáveis em prol do Ambiente.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

CATL Lagoa e CEFAL em viagem inesquecível ao Alentejo





















No âmbito da viagem de finalistas do 4º ano, as crianças do CATL Lagoa e CEFAL visitaram, este Verão, Alvito, um dos concelhos mais pequenos de Portugal continental, que se situa em pleno coração alentejano.
Assim de 27 de Junho a 2 de Julho as crianças de ambos os centros de actividades de tempos livres, geridos pela Empresa Municipal de Lagoa, tiveram a oportunidade única de contactar com a riqueza e ruralidade de Alvito.
Integrados no projecto “Campo Património”, cujo programa de actividades se pautou por um cariz lúdico e pedagógico singulares, as crianças dos CATL Lagoa e CEFAL viveram momentos únicos. Desde serem historiadores de arte por um dia, através da Rota de Frescos, a descobrirem na Igreja Matriz de Alvito a chave mágica que abria o tesouro, as crianças tiveram a oportunidade de encarnar diversas personagens. Foram igualmente caiadores, aprendendo a razão das casas alentejanas serem pintadas com cal bem como todo o processo de elaboração das mesmas e, inclusive, caiaram duas paredes da vila. Ainda aprenderam inglês de forma divertida e participaram num ateliê do fresco. Já no que concerne a actividades no exterior participaram em geocaching por montes alentejanos, caças ao tesouro, idas às piscinas e muitas outras actividades lúdicas. O contacto estreito com a comunidade local, a prova de comidas típicas alentejanas e os piqueniques foram outros dos pontos altos da viagem. No último dia as crianças do CATL Lagoa e CEFAL estiveram em Évora, cidade património mundial, visitando a Capela dos Ossos, a Sé e o Templo de Diana.
“Para alcançarmos determinados objectivos, é necessário trabalharmos por eles”, foi o lema que proporcionou esta viagem inesquecível às crianças de ambos CATL
Refira-se que à semelhança de anos anteriores, a angariação de fundos por parte das crianças e encarregados de educação foi fulcral para a concretização e sucesso da viagem. Esta viagem também não teria sido possível sem o apoio da Empresa Municipal de Lagoa e da Agência Melo, Campo Património, Panifor, SATA e Vigiluz.

Fonte: CATL Lagoa