terça-feira, 26 de julho de 2016

CEFAL assinala o Dia Nacional para a Conservação da Natureza.

Inserida nas comemorações do Dia Nacional para a Conservação da Natureza, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA) em parceria com o CEFAL, realizou uma ação de sensibilização sobre esta temática. A mesma decorreu na zona da Baixa D' Areia e consistiu numa exploração deste local em termos da sua Vulcanologia e Geologia. As crianças do CATL do CEFAL tiveram a oportunidade de conhecer diversos tipos de rochas e a sua aplicação prática no dia a dia. 
Exploraram o magnetismo de diversas areias e exploraram algumas propriedades dos minerais através de atividades lúdico-pedagógicas.










" Do Basalto à Pedra-Pomes"

Algumas das peças que integram a mostra da exposição "Do basalto à pedra-pomes" da autoria de Ondina Vieira e Ana Flores. 
Os trabalhos encontram-se expostos no Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL), até dia 5 de agosto.
Visite-nos de 2ª a 6ª feira, das 9h30-13h00/14h00-18h00.









quarta-feira, 20 de julho de 2016

sexta-feira, 8 de julho de 2016

II Edição do evento "BOLINHAS DE SABÃO"

Evento promovido pela Secretaria da Solidariedade Social através do Instituto da Solidariedade Social dos Açores.
Realizado no Parque Florestal da Macela e estiveram presentes o CATL do Centro Social e Cultural do Cabouco, Rede de CATL's do Centro Social e Cultural da Atalhada, CATL Centro Social e Cultural de São Pedro, CATL da Santa Casa da Misericórdia de Santo António, A TAIPA, CATL de Lagoa e CATL do CEFAL.











quinta-feira, 7 de julho de 2016

PISCINAS MUNICIPAIS RECEBEM ATELIER DE REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS

Dia 13 de julho, a partir das 10h00, a Câmara Municipal de Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa, irá promover a realização de um Atelier de Reutilização de Materiais, no Complexo Municipal de Piscinas.
Inserido num diversificado leque de atividades de educação ambiental, promovidas em defesa da Bandeira Azul atribuída pelo 20º ano consecutivo às piscinas municipais, este atelier é direcionado aos utilizadores desta zona balnear sem implicar qualquer custo adicional. 
Os objetivos passam por proporcionar uma dinâmica diferente e sensibilizar para a importância de reciclar e reutilizar materiais habitualmente desperdiçados. Entre outros conteúdos, os participantes poderão aprender como criar e personalizar objetos muito úteis nas atividades diárias, dando uma nova vida ao que, de outro modo, seria prejudicial ao meio ambiente.
Esta é uma atividade que a Câmara Municipal desenvolve no sentido de estimular um desenvolvimento ambiental mais sustentável, que permita a todos os cidadãos desfrutar de um concelho cada vez mais limpo, bonito e saudável.