segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Exposição "Roupas Sustentáveis"



De 1 a 15 de março, a Câmara Municipal de Lagoa terá quatro peças expostas de roupas elaboradas partir de materiais reutilizáveis, no Centro Comercial Parque Atlântico.
Esta exposição inseriu-se na iniciativa anual “Limpeza da orla costeira e subaquática”, concretizada graças a várias parcerias locais e não locais e em que, para além da comunidade participar numa atividade que visa que os cidadãos adoptem posturas ativas de preservação ambiental, agrega outras ações de índole ambiental e criativo. Na edição de 2015, uma das iniciativas foi justamente um desfile que contou com a participação de alunos da Escola Secundária de Lagoa. As roupas, elaboradas pelo CEFAL, foram concebidas a partir de materiais reutilizáveis, tais como rolhas, gravatas, sacos, tampas, guarda-chuvas, jornais, entre outros. Com intuito de continuar a sensibilizar outros públicos para a importância da reutilização, a coleção foi, posteriormente exposta, no CEFAL e no hall da Câmara Municipal.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Adidas lança tênis feito apenas com lixo retirado do oceano

tenis-adidas

Mais preocupada com as questões ambientais, a indústria da moda tem reaproveitado materiais recicláveis que iriam para lixo para produzir novas linhas de produtos.
A Adidas é um exemplo disso. A empresa acaba de lançar o protótipo de um tênis feito com plásticos retirados do oceano em parceria com a ONG Parley for the Ocean.
Os plásticos usados na fabricação do protótipo foram retirados de uma expedição de 110 dias ao longo da costa oeste da África. Parte desse material foi encontrado em redes utilizadas por pescadores ilegais, que poluem o mar e são responsáveis pela morte de várias espécies marinhas.
O Primeknit, nome dado ao modelo, foi todo produzido com materiais recicláveis, como fibras, fios e filamentos. Como é tricotado, o Primeknit não gera resíduos com o processo de corte necessário para a maioria dos outros tênis.
O objetivo da marca é mudar o status do consumo de plástico no mundo e eventualmente incluí-lo em outros produtos. “Nós não queremos nos limitar”, diz Eric Lietke, membro do conselho executivo de marcas globais da Adidas. “Nós podemos colocar isso em T-shirts, shorts, em todos os tipos de coisas”, finaliza.

Fonte: http://razoesparaacreditar.com/moda/adidas-lanca-tenis-feito-apenas-com-lixo-retirado-do-oceano/

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Férias de Carnaval no CEFAL.

Durante as férias do Carnaval, o CATL do CEFAL dinamizou diversas atividades de índole ambiental, promoção de leitura, atelier de pintura e dinâmicas de grupo para as crianças desta valência.









quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Detetadas ondas gravitacionais 100 anos depois de Einstein as ter nomeado

Ondas gravitacionais

As ondas gravitacionais, cuja existência o físico Einstein apontou há um século na sua Teoria da Relatividade, foram pela primeira vez detetadas de forma direta a 14 de setembro último.
Numa grande conferência de imprensa em Washington, os cientistas do Observatório Norte-Americano de Interferometria Laser (LIGO) puseram assim termo a meses de rumores e grande expectativa entre a comunidade científica perante uma descoberta que abre a porta à redescoberta do Universo, desta vez sem necessidade da luz.
“A nossa observação das ondas gravitacionais cumpre o ambicioso objetivo definido há cinco décadas de detetar de forma direta este fenómeno e entender melhor o Universo”, explicou a diretora executiva do laboratório LIGO.
“Além disso, completamos o legado de Einstein no centenário da sua Teoria da Relatividade Geral”, acrescentou.
O físico teórico alemão Albert Einstein (1879-1955) defendeu, na Teoria da Relatividade Geral que o celebrizou, que os objetos que se movem no Universo produzem ondulações no espaço-tempo e que estas se propagam pelo espaço. Previu, assim, a existência das ondas gravitacionais e demonstrá-la de forma direta era o último desafio em aberto da Relatividade.
Este achado abre uma nova porta na Astronomia, porque, até agora, os cientistas valeram-se de diferentes formas de luz (ondas eletromagnéticas) para observar o Universo.
As ondas foram registadas às 09:51 TMG do passado dia 14 de setembro de 2015 pelos detetores do LIGO, um dos quais localizado em Livingston (Louisiana) e outro em Hanford (Washington).
As ondas gravitacionais transformam informação sobre o movimento dos objetos no Universo, e espera-se que permitam observar a história do Cosmos até épocas remotas.

Fonte - Jornal Açoriano Oriental

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Imprensa Regional

Destaques da Lagoa na imprensa regional de hoje:

- "Autarquia Lagoense recebe Cruz Vermelha para abertura de um gabinete local" (Correio dos Açores/Diário dos Açores)
- "Centro de Educação e Formação Ambiental da Lagoa celebra Zonas Húmidas" (Correio dos Açores)

sábado, 6 de fevereiro de 2016

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

CEFAL assinala o Dia Mundial das Zonas Húmidas

O CEFAL assinalou o Dia Mundial das Zonas Húmidas com uma atividade de educação ambiental direcionada aos alunos do 2º ciclo da EBI de Lagoa e Água de Pau. A atividade dividiu-se em duas partes, teórica e prática. Na primeira parte foram abordados alguns aspetos importantes sobre as zonas húmidas. Na segunda parte as crianças identificaram numa maquete da ilha de São Miguel os concelhos e algumas zonas húmidas existentes nestes locais. 
Com esta iniciativa, pretendeu-se sensibilizar para a preservação e conservação destas zonas.










Máscaras Originais






Ideias interessantes para um Carnaval ambiental!





segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

DIVULGAÇÃO DO PROJETO ESTRELAS-DO-MAR EM ÁGUAS PORTUGUESAS

O Departamento de Ecologia Marinha do Centro Português de Actividades Subaquáticas (CPAS), tem vindo a desenvolver e a divulgar desde Maio 2014 um projecto sobre estrelas-do-mar. O Projecto "Estrelas-do-mar em Águas Portuguesas" é um projecto de cariz preventivo, no qual apela ao cidadão mergulhador e não mergulhador que observe e fotografe as estrelas-do-mar, enviando as fotografias posteriormente para este departamento para poderem verificar/detectar qualquer sintoma degenerativo, causado por um vírus (densovírus). Este é um projecto com apoio da bióloga marinha Joana Micael (CIBIO-Açores).



Fonte - http://www.ecologia.cpas.pt/index.php?area=ecologia&p=ver_noticia&id=107