segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Ao reciclar, a Lagoa fica a ganhar!


Uma horta no espaço? A experiência já começou


A experiência vai permitir plantar alimentos e flores fora da Terra
Astronautas da NASA e da Estação Espacial Internacional estão a plantar flores e vegetais a bordo de um laboratório espacial. As primeiras flores plantadas foram zinnias e espera-se que floresçam no início do ano 2016.
As flores fazem parte de uma experiência para construir um sistema adaptado à plantação de vegetais a bordo da Estação Espacial. A experiência vai revelar-se útil pois, se os cientistas querem aventurar-se cada vez mais no espaço e parar em Marte, têm de ter outra forma de subsistência para além das comidas que conseguem trazer da Terra.
NASA quer criar colónia humana em Marte nos anos 2030
Em agosto, Kjell Lindgre, membro da Estação Espacial Internacional, Kimya Yui, astronauta e Scott Kelly, da NASA, plantaram alfaces, também em experiência, no espaço. "Plantar uma espécie de flores é mais desafiador do que plantar uma espécie de vegetal", afirmou Gioia Massa, um cientista ao serviço da NASA e do programa de produção de alimentos no espaço. "A luz e outros parâmetros são mais específicos".
Ao plantar as zinnias, os astronautas esperam compreender o comportamento do pólen em ambientes específicos e observar o modo como as flores afetam a moral da equipa. "As plantas têm um profundo efeito psicológico sobre as pessoas no espaço", afirmou o cientista Bruce Bugbee ao Mashable, "mas geralmente o efeito é maior do que pensamos".
O próximo passo para a NASA é plantar tomates. A agência espacial planeia começar a fazê-lo em 2017.


Fonte: http://www.dn.pt/sociedade/interior/uma-horta-no-espaco-a-experiencia-ja-comecou-4891292.html

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Dia Nacional do Pijama

O CEFAL associou-se à Missão Pijama, através da comemoração do Dia Nacional do Pijama. Trata-se de uma iniciativa e marca registada da associação Mundos de Vida. É uma iniciativa de cariz solidário, que pretende sensibilizar o país para o “direito de uma criança crescer numa família”, promover o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas. Este projeto tem um valor educativo especial porque promove o valor da solidariedade, o saber partilhar e o sentido da amizade. 
Para algumas das nossas crianças, esta foi a sua primeira missão de solidariedade. A associação refere que o pouco pode fazer muito. Com este gesto de filantropia cidadã, será possível ajudar a sensibilizar o país e encontrar soluções que permitam que as crianças separadas dos seus pais possam crescer no seio de uma família.
Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".












Natal Original

Já pensou como será a sua árvore de Natal este ano? Aqui ficam algumas sugestões muitos originais. 
Bom fim-de-semana!







terça-feira, 17 de novembro de 2015

Dê uma nova utilidades aos seus óleos alimentares!




Campanha SOS Cagarro - EBI de Água de Pau

O CEFAL - Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa, numa das suas atividades, desenvolvidas no âmbito da Campanha SOS Cagarro 2015, deslocou-se à EBI de Água de Pau, para apresentar a três turmas do pré-escolar, uma abordagem biológica da espécie do Cagarro, com a obra literária “A história do Zeca Garro”. Assim, promoveu-se formas de salvamento e sensibilizou-se para cuidados a ter com a espécie. Esta campanha visou essencialmente alertar os mais jovens para a necessidade de preservação desta espécie protegida que nidifica nos Açores.

















sexta-feira, 13 de novembro de 2015

CEFAL desenvolve ação de sensibilização - Campanha SOS Cagarro.

No âmbito da Campanha SOS Cagarro, o CATL do CEFAL desenvolveu uma atividade de sensibilização sobre esta espécie. Através da obra literária "O Zeca Cagarro", foram abordadas algumas questões relacionadas com a biologia da espécie, formas de salvamento e cuidados a ter ao encontrar um cagarro. 
No final desta ação, as crianças assistiram a um vídeo informativo sobre esta ave marinha e realizaram um jogo "Quantos queres?". Tratou-se de uma atividade didática simples de recorte e dobragem, alusiva ao tema do ciclo de vida do cagarro, espécie protegida dos Açores.







Recolha de Resíduos na Lagoa

O CEFAL salvou um cagarro!



Canção para divulgação da campanha SOS Cagarro.

Campanha SOS Cagarro

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Exposição "Nascer Cagarro"

Está patente no CEFAL, até ao final do mês de novembro, a exposição "Nascer Cagarro" da autoria da DRAM. 2ª a 6ª feira | 9h30-13h00/14h00/18h30.



Recolha de Verdes na Lagoa

Permita que a Autarquia recolha os seus resíduos verdes urbanos. À 6ª feira, ligue para o número 800 503 505, para que na segunda-feira (a seguir), a Câmara Municipal recolha os resíduos à sua porta, a partir das 08h00.