quarta-feira, 25 de março de 2015

Separe as suas embalagens e contribua para um ambiente melhor!

Crianças do CEFAL visitam exposição "ReciclArte"

As crianças do CATL do CEFAL visitaram hoje, a exposição "ReciclArte" e participaram num atelier de bijuteria promovido por esta valência. Pretendeu-se sensibilizar os mais jovens para a reutilização de materiais.



CATL do CEFAL comemora dia da Água e da Árvore

O CATL do CEFAL assinalou o dia da árvore e da água com uma atividade alusiva ao funcionamento de uma ETAR. A atividade consistiu na filtração de água suja, com recurso a um filtro constituído por algodão, pedras e areia. De forma simplificada, pretendeu-se demonstrar às crianças como se processa o tratamento das águas residuais.




sábado, 21 de março de 2015

Câmara Municipal de Lagoa assinala dia da Água e da Árvore

No âmbito das comemorações do Dia da Árvore e da Água a Câmara Municipal de Lagoa, através do Cefal e com a parceria da EBI Lagoa, encontra-se a dinamizar diversas acções de sensibilização ambiental. A arborização do recreio da EBI Francisco Faria e Maia é um dos projectos no âmbito desta iniciativa, alcançada graças à colaboração dos Serviços Florestais.


terça-feira, 17 de março de 2015

Workshop ReciclArte

Já só faltam 3 dias... Não percas tempo. Inscreve-te!
cefallagoa@gmail.com/296098601

Utilize o Oleão!

O que tem feito aos seus óleos usados?
Não esqueça de os colocar num Oleão perto de si!

segunda-feira, 16 de março de 2015

quinta-feira, 12 de março de 2015

quarta-feira, 11 de março de 2015

EXPOSIÇÃO RECICLARTE NO CEFAL DE GRAÇA RAPOSO E SARA SILVA

A Câmara Municipal de Lagoa, através do CEFAL, acolhe, desde o dia 27 de fevereiro e até 2 de Abril, a exposição “ReciclArte “ com trabalhos de Sara Silva e Graça Raposo. A mostra é constituída por diversos trabalhos realizados com recurso a materiais reutilizados e com aplicação de várias técnicas.
Sara Silva, enfermeira de profissão, e Graça Raposo, funcionária dos CTT, são ambas naturais da ilha de São Miguel e dedicam os seus tempos livres a criar peças, a partir do reaproveitamento de outras. Sara Silva iniciou-se como artesã em 2004 e tem-se dedicado essencialmente à bijuteria, utilizando diversos materiais, onde se destacam as cápsulas de café. Participou em duas feiras de artesanato, organizou uma exposição de Bijuteria no Hospital do Divino Espírito Santo, promoveu dois Workshops de Bijuteria, um na Competir e outro, no âmbito da Campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Graça Raposo frequentou um curso de Artes Decorativas durante 3 meses, em regime pós-laboral. Após esta experiência, dedicou-se à realização de trabalhos de pintura, estanho e reutilização criativa de materiais.
Ao longo desta exposição, irá decorrer serviço educativo junto dos mais jovens, bem como um workshop para adultos ministrado, pelas artesãs no dia 20 de março, das 20h00 às 22h00. O valor de cada inscrição é de 11,00 €. Os interessados poderão inscrever-se através de cefallagoa@gmail.com/296098601.
A exposição “ReciclArte“ encontra-se aberta ao público em geral e poderá ser visitada nos dias úteis, das 10h00-13h00/14h00-18h00, nas instalações do CEFAL, sito à Rua da Fábrica 110, Cave.
O Município de Lagoa tem vindo a apostar nestas formações com o intuito de formar os cidadãos de modo a consciencializá-los para as questões ambientais.










segunda-feira, 9 de março de 2015

Ao Separar a Lagoa fica a Ganhar!


Crónica Semanal: O que é o AMBIENTE?

Geralmente confunde-se o termo ambiente com Ecologia. As duas noções estão, no entanto, muito longe de se corresponderem.
A noção de Ecologia surgiu no final do século XIX, tendo sido definida como um ramo da Biologia que estuda as relações que se estabelecem entre as diferentes espécies bem como com o meio que as envolve.
Mais tarde, a noção sofre alterações tendo sido utilizada em diferentes acepções, em que muitas são um efeito de modo.
Qualquer prospecção poderá certamente mostrar que quase toda a gente conhece intuitivamente a noção de ambiente. Desde a simples noção de «tudo o que nos rodeia» até à ideia mais elaborada e complexa de «conjunto de aspectos que nos rodeiam, com que interagimos». Na maioria das vezes o ambiente é pensado e concebido como algo estático, como o lugar onde os fenómenos acontecem e estando dissociado do próprio Homem. O ambiente é, no entanto, uma noção muito abrangente, uma vez que contempla todo o meio no qual vivemos, ou seja, tanto o meio natural como o criado pelo Homem. Fazem parte desta noção de ambiente aspectos como a arquitectura, a cidade e todo o sistema sociológico e económico (reconheça-se a importância das escolhas económicas, políticas e sócias). Uma análise global do ambiente não pode dissociar as interacções sociais das interacções naturais, uma vez que estes fenómenos estão em interacção dinâmica e permanente, sendo por isso o conceito de ambiente muito abrangente e complexo. Em suma, o conceito de ambiente, abarca a totalidade do planeta e os elementos que o compõem: «conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos e dos fatores económicos, sociais e culturais com efeito directo ou indirecto, mediato ou imediato, sobre os seres vivos e a vida quotidiana do Homem» (Lei de Bases do Ambiente, 1987, art. 5º; Reis, 1992); (Actividades Práticas em Ciência e Educação Ambiental, Gonçalves, Fernando; Pereira, Ruth; Azeiteiro, Ulisses Manuel de Miranda; Pereira, Mário Jorge Verde Pereira;)


terça-feira, 3 de março de 2015

Ao reciclar a Lagoa fica a Ganhar!

Começaram os preparativos para a exposição "ReciclArte"!



Exposição "ReciclArte"

O CEFAL acolhe, de 27 de fevereiro a 2 de Abril, a exposição “ReciclArte “ da autoria de Sara Silva e Graça Raposo. A mostra é constituída por diversos trabalhos realizados com recurso a materiais recicláveis e com aplicação de várias técnicas.