segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

EBI de Água de Pau acolhe exposição "Volta ao Mundo em 80 Fotos"

A exposição "Volta ao Mundo em 80 Fotos" está patente na EBI de Água de Pau até 12 de março, acompanhada de uma caixa pedagógica.
Esta exposição resulta de um concurso fotográfico organizado pelo Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) e da colaboração da Associação Amigos do Calhau e dos fotógrafos Miguel Ramos e Nuno Fonseca, tendo sido inaugurada em Abril de 2013, no Convento dos Franciscanos de Lagoa.
Trata-se de uma exposição itinerante que reúne fotografias de apreciadores de viagens, onde partilham as suas memórias pelo mundo.
As instituições interessadas em receber a exposição, podem solicitá-la através do email: cefallagoa@gmail.com.

Ao separar a Lagoa fica a ganhar!

Carnaval... até para o ano!

Hoje, proporcionamos às crianças que frequentam o CATL do CEFAL, uma tarde muito divertida. As crianças despediram-se do Carnaval com muita música, dança e jogos tradicionais. Ao som de músicas carnavalescas, foram realizadas algumas dinâmicas que permitiram o desenvolvimento de algumas capacidades físicas e motoras, bem como, a aquisição de competências a nível de concentração, orientação e de relação interpessoal.




CATL do CEFAL e CATL de Lagoa - Os Minions

Decorreu este domingo, dia 15 de fevereiro, o tradicional Corso de Carnaval que percorreu algumas das ruas da Freguesia de Lagoa – Nª Sª do Rosário.
Os CATL´s da Câmara Municipal de Lagoa (CATL do CEFAL e CATL de Lagoa) participaram no desfile e arrecadaram o 1º prémio na categoria de grupo apeado e 2º lugar na categoria de carro alegórico. Foi uma tarde carnavalesca repleta de muita folia e alegria contagiante.





Ideias para ser criativo neste Carnaval!





CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA É PARCEIRA NO CONCURSO "ARTISTAS DIGITAIS"


O município de Lagoa aderiu ao concurso “Os Artistas Digitais”, subordinado ao tema "Desporto, Natureza e Vida Saudável”. 
Trata-se de um projeto promovido pelo Centro de Competência “Entre Mar e Serra”, com parceria da Direção Geral da Educação e que contará com a parceria local da Câmara Municipal de Lagoa.Criado em 1998, tem como principal objetivo promover a mudança de atitudes e a plena integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos processos de interação na escola, pretende desenvolver competências na utilização de ferramentas de criação de texto e imagem.
O concurso destina-se a alunos dos Jardins-de-Infância e Escolas do 1.º e 2º Ciclos do Ensino Básico, das escolas públicas e privadas. Os alunos são convidados a participar no concurso através da elaboração e envio, de trabalhos de desenho e texto realizados por si no computador, com uma das três ideias relacionadas com o tema, sendo fulcral que o educador/ professor faça uma breve abordagem sobre a temática em questão. 
No período de janeiro a junho de 2015, cada instituição/professor poderá proceder ao envio dos trabalhos realizados para o CEFAL (Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa), que remeterá os mesmos para a organização. 
A Câmara Municipal de Lagoa, ao apoiar esta iniciativa, pretende promover as novas tecnologias e consciencializar os mais jovens para a importância de hábitos de vida saudáveis. Com intuito de sensibilizar e incutir alguns conhecimentos e competências na área da Educação Ambiental, a autarquia tem vindo não só a promover como a associar-se a diversas ações desta natureza. 

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Hoje é dia da recolha do papel e das embalagens! Já colocou-os à sua porta?

CAMPANHA DE RECOLHA DE MATERIAIS

O CEFAL encontra-se a preparar um projeto com a colaboração da Escola Secundária de Lagoa, de reaproveitamento de materiais. Para a sua realização, é necessário a recolha de alguns destes materiais, inicialmente, estamos a solicitar anilhas e rolhas.
A entrega poderá ser efetuada no CEFAL, sito à Rua da Fábrica, na Lagoa. (junto ao Portinho de S. Pedro)
Colabore nesta Campanha!

Informações: 296098601/cefallagoa@gmail.com


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

CEFAL assinala Dia Mundial das Zonas Húmidas - EBI de Água de Pau

No âmbito das comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, o CEFAL deslocou-se à EBI de Água de Pau para dinamizar uma ação de sensibilização sobre este tema. A ação dividiu-se em duas partes, uma teórica, deu-se a conhecer as zonas húmidas de S. Miguel, a sua importância para o ecossistema, ameaças e formas de preservação, e uma parte prática em que os alunos realizaram um trabalho de grupo, tendo que criar um anúncio televisivo.