quinta-feira, 17 de julho de 2014

Lagoa organiza Exposição fotográfica “Lagoa debaixo e fora de água” de Nelson Raposo

Exposição fotográfica de Nelson Raposo "Lagoa debaixo e fora de água", organizada pela Câmara Municipal de Lagoa, através do CEFAL.
Trata-se de uma exposição, composta por vinte registos, que homenageia o mar dos Açores, quer na vertente subaquática, quer na faina da pesca. Não deixe de visitar esta exposição a céu aberto. 

Lagoa fora de água - patente no Porto dos Carneiros; 
Lagoa debaixo de água - patente nas Piscinas Municipais de Lagoa.



terça-feira, 8 de julho de 2014

CATL do CEFAL visita canil de Ponta Delgada










Benefícios e Malefícios do Sol

O CEFAL promoveu uma ação de sensibilização sobre os benefícios e malefícios do sol direccionada às crianças que frequentam a valência do CATL. Pretendeu-se alertar e consciencializar os mais novos, para os perigos eminentes a uma exposição solar demasiada e prolongada. Ao longo da ação, foram transmitidas algumas dicas de como as crianças devem-se proteger do sol.







segunda-feira, 7 de julho de 2014

Limpeza da Orla Costeira e Subaquática

Decorreu no passado dia 7 de junho mais uma ação de limpeza da orla costeira e subaquática, organizada pelo Câmara Municipal de Lagoa através do CEFAL, tendo como parceiros o Clube Náutico e o CALAG, bem como a colaboração de diversas entidades, instituições e voluntários que colaboraram na ação da limpeza. 
Para enriquecer o seu programa e contribuir para a sensibilização, a Câmara Municipal de Lagoa promoveu ainda a exposição fotográfica "Lagoa debaixo e fora de água", da autoria de Nelson Raposo, bem como a pintura de um painel ao vivo pelo jovem José Pacheco que, aliás, recentemente expôs no Clube Náutico. Os mais novos que aderiram à iniciativa tiveram a oportunidade de participar num atelier de reaproveitamento de resíduos, dinamizado por Tiago Apolinário e num atelier de construção de instrumentos musicais com recurso a materiais reutilizados, a cargo da Escola Secundária de Lagoa. 
Esta edição contou com a colaboração de cerca de duas dezenas de pessoas. 
A organização agradece a todos os que colaboraram nesta iniciativa: 
- Agrupamento 96 Escoteiros do Rosário;
-Agrupamento 1290 de Escuteiros da Paróquia de Santa Cruz
- Associaçao Amigos do Calhau;
- Associação Juvenil do Clube do Operário; 
- Best Spot Azores;
- Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande; 
- Direcção Regional do Ambiente e do Mar; 
- Equiambi; 
- Escola Secundária de Lagoa
- Escuteiros do Cabouco; 
- Escuteiros Marítimos de S. José; 
- Gomes & Santos; 
- Higiaçores;
- Hipermercado Modelo; 
- José Pacheco; 
- Junta de Freguesia do Rosário; 
- Marinha; 
- Musami; 
- Nelson Raposo; 
- Pescadores da Lagoa; 
- PSP Lagoa; 
- Tiago Apolinário; 
- Serviços Florestais;
- SEPNA; 
- Si Costa; 
- Todos os voluntários que aderiram à iniciativa. 



























terça-feira, 1 de julho de 2014

CATL do CEFAL - Passeio ao Parque Urbano






Viagem de Finalistas

Os Centros de Atividades de Tempos Livres, geridos pela Câmara Municipal de Lagoa, proporcionaram uma viagem e colónia de férias às crianças que se encontram no 4.º ano e a frequentar aqueles centros.
Nesta viagem foram comtempladas atividades de lazer e de cultura e momentos de convívio. Para além de visitarem o Museu do Vinho, o Museu dos Baleeiros, o Centro de Artes e de Ciências do Mar, a Biblioteca Municipal de São Roque do Pico, a Casa da Montanha, as Grutas das Torres, a Paisagem da Cultura da Vinha, tiveram a oportunidade de mergulhar em zonas balneares únicas, dar um passeio de barco com visualização “in loco” de cetáceos e, ainda, o privilégio de escutar num serão as estórias de dois baleeiros naturais da ilha.