sexta-feira, 19 de julho de 2013

Ciência Divertida - Fazer Sabonetes...

Ontem as crianças do CEFAL divertiram-se a fazer sabonetes no CATL, foi uma atividade muito enriquecedora para os nossos meninos... os nossos pequenos cientistas divertiram-se imenso nesta atividade.
 
 
 
 

 
 


Moinhos de Vento

No âmbito das comemorações da Bandeira Azul, o Setor do Desporto planificou algumas atividades que foram desenvolvidas pelo CEFAL durante este mês. Inicialmente, a atividade desenvolvida foi sobre a temática da água, esta semana, a temática abordada com as crianças foi sobre a energia eólica - energia renovável.
 




 

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Regadores Ecológicos

O CEFAL promove atividades de índole ambiental no CATL, com intuito de incutir nos mais novos comportamentos e atitudes ecológicas, que vão de encontro com a reciclagem e reutilização de materiais. Assim, com recurso a pacotes de leite elaboraram regadores ecológicos.
 




 

 

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Borboletas Divertidas

 
As crianças do CATL do CEFAL elaboraram borboletas divertidas!
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 9 de julho de 2013

CATL de Lagoa e CEFAL visitaram a ilha Terceira

À semelhança de anos anteriores, o CATL de Lagoa e do CEFAL, geridos pela Empresa Municipal de Lagoa, realizaram a sua habitual viagem de finalistas, desta vez, com destino à ilha Terceira e que teve a duração de cinco dias.
Proporcionando ...momentos de convívio e lazer inesquecíveis, as crianças tiveram a oportunidade de visitar espaços considerados património natural e cultural, nomeadamente, o Algar do Carvão, a Baía da Salga, a Baía de Angra do Heroísmo, a Baía do Refugo, o Parque Municipal do Relvão, o Centro Histórico de Angra do Heroísmo, bem como visitaram os Paços do Concelho, o Jardim Público, o Teatro Angrense e o Palácio dos Capitães. De salientar que, na Baía do Refugo e na Baía da Salga as crianças puderam nadar e refrescar-se em dias quentes passados na Terceira.
Para além destes passeios e visitas, ainda tiveram oportunidade de participar nas festividades das Sanjoaninas. Outro dos pontos altos da viagem foi um serão, no qual puderam ouvir estórias contadas pelo contador Valter Peres, momento que permitiu alargar o imaginário de cada um.
No penúltimo dia, exploraram a Quinta do Galo, local de alojamento do grupo, e conheceram algumas das práticas diárias que são desenvolvidas na quinta, nomeadamente, tratar da horta e cuidar dos animais que lá vivem.
Estas são viagens que contam com um grande envolvimento das crianças, nomeadamente na angariação de fundos, sendo este envolvimento um dos pontos-chave do projeto, incutindo a ideia de se "se trabalhar para alcançar os objetivos, os mesmos são concretizados." Por isso, e à semelhança do que vem sendo habitual, a viagem foi novamente realizada graças à venda de trabalhos, bem como ao esforço das crianças e funcionárias, de ambos os CATL’s que, mais uma vez, se empenharam na concretização deste objetivo.

 

 



 


Poupar ... a Brincar!

No âmbito do Programa da Bandeira Azul, o setor do Desporto gerido pela Empresa Municipal de Lagoa planificou para este ano algumas atividades sobre a temática da água e da energia.
O CEFAL (Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa) desenvolveu nas piscinas municipais a atividade entitulada por Poupar... a Brincar!, esta dirigida ao CATL de Lagoa e do CEFAL, ambos geridos pela Empresa Municipal local. Pretendeu-se sensibilizar os mais novos para a poupança e preservação deste recurso natural.

 
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Suportes para panelas em jornal



Ao longo desta semana, as crianças do CATL do CEFAL têm elaborado suportes para panelas ecológicos, têm utilizado jornal para elaborar os mesmos. Com esta atividade pretendemos desenvolver a motricidade fina de cada criança e sensibilizá-los para a reutilização de materiais, novamente, a vertende ecológica predominou nas nossas atividades.
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Atelier de Culinária no CEFAL

Hoje, no CATL do CEFAL desenvolveu-se um atelier de culinária, no qual, todas as crianças participaram com uma tarefa para a preparação do almoço. Neste sentido, pretendemos sensibilizar os mais novos para o sentido de responsabilidade, partilha e trabalho em equipa.
Foi uma manhã muito animada!
 









 

terça-feira, 2 de julho de 2013

Explorar as Tintas - Técnica do Sopro





Peixe ecológico colorido

O CATL do CEFAL desenvolveu uma atividade alusiva à temática do mar, as crianças elaboraram peixes ecológicos coloridos, com recurso a apáras de lápis.



 

Concurso de Piratas da V Feira Pedagógica

CEFAL obteve o 2º lugar no concurso de Piratas  da V Feira Pedagógica que decorreu no Convento dos Franciscanos de 31 de maio a 1 de junho.