segunda-feira, 17 de junho de 2013

CEFAL acolhe Exposição de pintura de Martim Cymbron - "O MAR"


O CEFAL (Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa) acolhe do dia 9 de junho a 12 de julho uma exposição de pintura de Martim Cymbron.
A exposição estará patente no CEFAL todos os dias úteis entre as 09h00 e as 18h00, esta é composta por 12 trabalhos a acrílico sobre tela deste autor que ficarão expostas ao público em geral.
Segundo Martim Cymbron esta exposição retrata o nosso mar tal como ele é, pintado de uma forma realista, o artista procurou transpor para a tela o mar que nós vemos, sentimos e admiramos.
Retratou o mar de vários pontos da ilha.
"O sentimento que nos liga à imensidão do mar que nos rodeia é tão grande e inequívoca que para o artista não faz sentido alterar artisticamente a beleza do mesmo. Sendo um elemento em constante movimento é um dos temas mais difíceis de ser pintado", refere.
De salientar ainda, que durante o tempo de permanencia desta exposição no CEFAL, irão haver atividades educativas e de sensibilização para a arte e preservação do mar, sendo que a mesma enquadra-se nas iniciativas a desenvolver pelo CEFAL no âmbito da comemoração do dia dos oceanos.

Limpeza da Orla Costeira e Subaquática na Lagoa

Foram recolhidas 2 toneladas de resíduos, no passado domingo, provenientes de uma limpeza realizada na orla costeira que se estendeu, este ano, à limpeza subaquática. Subordinada ao tema “Lagoa Limpa, Cidade com Pinta”, esta iniciativa compreendeu toda a zona do Portinho de S. Pedro, Porto dos Carneiros e baía de Santa Cruz.
Tal como salientou Cristina Decq Mota, em representação da Câmara Municipal, “trata-se de uma iniciativa de sensibilização ambiental que consistiu numa ação de limpeza da orla costeira do concelho de Lagoa, uma das mais bonitas dos Açores, e que se insere no projecto de valorização ambiental que a câmara municipal definiu para a Lagoa.” Facto que tem contribuído para que, de ano para ano, se têm verificado à recolha de menos lixo, sinal de que a população usa da informação sobre os cuidados ambientais e que a autarquia através dos seus serviços tem contribuído, nomeadamente com a recolha de resíduos sólidos porta a porta e disponibilização de ecopontos.
Mais uma vez, e à semelhança do que vem sucedendo nos últimos anos, os lagoenses mobilizaram-se em prol da defesa e preservação do ambiente, numa ação do município que contou com a parceria desenvolvida pelo CEFAL (gerido pela EML), CALAG, Clube Náutico, pescadores do Porto dos Carneiros e cerca de 250 voluntários que mostram a sua preocupação para com o meio ambiente.
Assim após a concentração, no Porto dos Carneiros, os voluntários foram distribuídos pelas diversas zonas costeiras da Lagoa. A nível da orla costeira foram recolhidos sacos do lixo, plástico, cordas e no fundo do mar recolheu-se, sobretudo, pneus. Esta ação de limpeza decorreu durante toda a manhã terminando nas piscinas municipais de Lagoa, na qual todos os voluntários tiveram entrada gratuita.
Refira-se que, esta é uma iniciativa de intervenção ambiental que a Empresa Municipal de Lagoa tem realizado, desde a sua fundação, manifestando, desta forma, a preocupação de envolver grupos sociais e a comunidade.
Para os mais novos, e durante a manhã de domingo, foram realizadas atividades, designadamente pintura de um mural com o projeto Arte Viva e pinturas faciais, enquanto os adultos se juntaram para a limpeza da orla costeira.
A iniciativa contou ainda com animação de Luís H. Bettencourt e André Jorge com música tradicional açoriana, cantada e tocada num barco, tendo o evento sido registado por voluntários como Nelson Raposo que fizeram a fotografia subaquática e Mário Santos que fez um vídeo documental.



 
 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

V Feira Pedagógica - Era uma vez os Piratas

No âmbito da V Feira Pedagógica que decorreu no Convento dos Franciscanos de 31 de maio a 1 de junho, o  CEFAL participou nas atividades desenvolvidas com a elaboração de um jogo e ainda com uma barraquinha de venda no local. 
A barraquinha do CEFAL teve uma interação diferente com o público mais jovem, vendemos artigos como t-shirts, sacos de praia, bonés, entre outros. No ato da compra de algum artigo,  cada criança teve oportunidade de pintar e decorar o mesmo no momento.