sexta-feira, 24 de maio de 2013

Problemáticas Ambientais abordadas numa formação

O CEFAL, Centro de Educação Formação e Ambiental de Lagoa, desenvolveu ontem, 23 de Maio - dia mundial da tartaruga, uma formação para um grupo de pessoas inseridos no programa FIOS (Formar, inserir e ocupar socialmente) que decorreu na junta de freguesia do Rosário com a duração de 1h30, no âmbito do ambiente tendo como temas apresentados e discutidos:
 
- Ambiente;
- Problemas ambientais actuais, as suas origens e consequências;
- Atitudes ecológicas de modo a preservarmos e conservarmos o ambiente para as gerações futuras;
- Reciclagem, a sua importância e as suas vantagens;
- Desenvolvimento sustentável;
- Importância da preservação do ambiente.
 
Abordando com maior incidência nos problemas ambientais, dos quais, a poluição marinha, da água, que pode ser contaminada de muitas maneiras:
 
-Acumulação de lixos e detritos junto de fontes, poços e cursos de água;
-Esgotos domésticos que aldeias, vilas e cidades lançam nos rios ou nos mares;
-Resíduos tóxicos que algumas fábricas lançam nos rios;
-Produtos químicos que os agricultores utilizam para combater as doenças das suas plantas, e que as águas das chuvas arrastam para os rios e para os lençóis de água existentes no subsolo;
-Lavagem clandestina, ou seja, não autorizada, de barcos no alto mar, que largam combustível;
-Resíduos nucleares radioactivos, depositados no fundo do mar;
-Naufrágio dos petroleiros, ou seja, acidentes que causam o derrame de milhares de toneladas de petróleo, contaminando as águas e toda a vida marinha existente.

A poluição do solo causada, maioritariamente, pelos lixos que as pessoas deixam no chão da sua casa, da sua rua, do jardim da sua cidade.

A poluição do ar com diferentes origens como por exemplo:

-Fumo que sai pelas chaminés das fábricas;
-Fumo que sai pelos tubos de escape dos meios de transporte;
-Incineração dos lixos a céu aberto;
-Uso, em demasia, de insecticidas e outros sprays (desodorizantes, desinfectantes do ambiente, etc);
Salientando que a poluição do ar causa prejuízo às plantações e aos animais, contribuindo para o desenvolvimento de graves doenças no futuro.
O aquecimento global que resulta de um aumento da temperatura média superficial global. Constitui um grande risco para a sobrevivência de diversas formas de vida existentes no planeta, inclusive o ser humano.
O efeito de estufa (absorção, pela atmosfera, de emissões infravermelhas impedindo que as mesmas escapem para o espaço exterior) é uma característica importante da atmosfera terrestre que existe desde que esta se formou, sem este efeito a Terra seria um planeta gelado e sem vida. O desequilíbrio actual acontece porque este efeito está a aumentar progressivamente.
A perda de biodiversidade através da desflorestação, agravada pela desertificação e consequente abate de árvores, tem conduzido à degradação e destruição dos habitats naturais e das espécies que os ocupam, sendo responsável pela redução da biodiversidade.
 
Nós, podemos proteger a biodiversidade com as seguintes atitudes:
-Evitar a destruição de habitats;
-Controlar a introdução de espécies exóticas;
-Combater a sobre exploração dos recursos biológicos;
-Elaborar uma legislação adequada;
-Criar áreas protegidas.

Entre outros problemas ambientais discutidos.
Um dos objectivos fulcrais da formação é não só sensibilizar como incutir a importância das nossas atitudes no nosso dia-a-dia, do quanto é importante sermos ecológicos e de cada vez mais adquirir, ser e ter atitudes sustentáveis e ecológicas em relação ao ambiente. Caso contrário, estamos a contribuir negativamente, para o aumento dos níveis de CO 2 na atmosfera e consequente aumento do efeito de estufa, responsável pelo aquecimento global como também, para a destruição de habitats pondo em causa a vida de muitas espécies, levando até mesmo à extinção de algumas.

Adopte atitudes sustentáveis e ecológicas na sua vida que o Ambiente agradece!

 



 



 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Organizer de Costura para a Mãe

Cada criança do CATL, elaborou um organizer de costura para dar como prenda no dia da mãe. Com recurso a materiais reciclados e com alguma imaginação e originalidade as crianças decoraram os seus trabalhos.







quinta-feira, 2 de maio de 2013

CATL do CEFAL e CATL de Lagoa elaboram "Maio"

O CATL do CEFAL juntamente com o CATL de Lagoa, participaram em conjunto, no Concurso de Maios promovido pela Câmara Municipal de Lagoa.



Formação sobre Hábitos Ecológicos e Económicos no dia a dia


O CEFAL, Centro de Educação Formação Ambiental de Lagoa, desenvolveu hoje uma formação, para uma turma inserida no programa Fios (Formar, inserir e ocupar socialmente) no âmbito dos Hábitos Ecológicos e Económicos no dia-a-dia. Abordando-se as práticas ecológicas e económicas a ter em conta na vida doméstica, nomeadamente, como poupar de forma ecológica a água, a eletricidade, mencionando dicas de como ir às compras de forma a se poder poupar não só na carteira como poupar o próprio ambiente, por exemplo, levar os seus próprios sacos de pano ou mesmo reutilizar os sacos de plástico que têm em casa, aproveitar o lixo que criamos para outros fins, nomeadamente, as cascas de batatas, cenouras e outros alimentos podem servir de adubo ou fertilizante para a Horta, com o composto que daí advém. Ao adotarmos essa teoria nas práticas do nosso dia-a-dia estamos a contribuir para a minimização do uso das matérias-primas, reduzindo o lixo gerado por nós, e incutindo, cada vez mais a regra dos 3R´s que consiste em:

- Reduzir a quantidade de lixo que cada um de nós produz;
- Reutilizar, escolhendo produtos, embalagens e roupas que possam ser utilizadas várias vezes;
- Reciclar alguns componentes do lixo, de preferência se o separarmos na origem.

Apelando assim, pelos recursos naturais e incutindo cada vez mais a importância desses tanto para a nossa sociedade como para as gerações futuras.

 
 
 
 
 

Inauguração da Exposição "Volta ao Mundo em 80 Fotos"


Esteve patente no Convento dos Franciscanos,  até ao passado dia 28 de abril, a exposição “Volta o Mundo em 80 fotos”. Tratou-se de uma exposição que resultou de um concurso fotográfico organizado pelo Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa e que contou com a colaboração da Associação Ecológica Amigos do Calhau e dos fotógrafos Miguel Ramos e Nuno Fonseca.
Neste concurso os amantes de viagens e de fotografias foram desafiados a partilhar as suas memórias fotográficas das andanças pelo mundo. Tratou-se de uma iniciativa que teve uma participação cívica bastante interessante, sendo que num concurso em que não havia prémios, registou-se a receção de 300 registos fotográficos. Destas, oitenta fotos foram selecionadas, de acordo com os critérios do regulamento do concurso, o que resultou numa exposição que dá a conhecer 5 continentes: desde o património, às suas gentes, a locais paisagísticos, entre outros aspetos.
Para além dos registos fotográficos, quem se deslocou até à exposição teve oportunidade de visualizar objetos de viagens e obras literárias de referência de João Luis Albergaria, açoriano que viveu por terras asiáticas e na América Latina durante alguns anos e que, desde os seus quinze anos teve a forte convicção de que pertencia ao mundo.

Esta exposição, inaugurada aquando da abertura oficial da V edição da Feira do Livro “abril, livros mil”, foi vista por 602 pessoas.