quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Um grupo de jovens estagiários do curso de Animação Sóciocultural, da Escola da Santa Misericórdia de Ponta Delgada - MEP, desenvolveram hoje no CATL do CEFAL uma oficina sustentável. As crianças elaboraram uma estrela de natal com recurso a material reciclado. Mais uma vez, o CEFAL brindou as nossas crianças com uma atividade amiga do ambiente, contanto com a colaboração destes jovens.
Sensibilizou-se as crianças com a ideia de que com uma simples folha de jornal, pode-se criar um adereço decorativo de natal, sem termos grandes gastos, assim, ajudamos a nossa carteira e o ambiente, ambos ficamos a ganhar!







 
 
 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CEFAL promove ações de sensibilização

No âmbito do Programa Eco-Escolas e a convite da Escola Básica e Integrada de Lagoa, ontem o CEFAL promoveu duas ações de sensibilização nesta instituição, uma sobre o Cagarro e a outra sobre Agricultura Biológica. Com a primeira ação, pretendemos sensibilizar os alunos para a preservação do cagarro. Foi feita uma pequena abordagem sobre os hábitos, caraterísticas e salvamento desta ave, como também das ameaças iminentes a este ser vivo.
Após a apresentação, uma criança simulou o salvamento de um cagarro que estava perdido. Desenvolveu-se um atelier ecológico, que tinha por objetivo a elaboração de um cagarro através de um pacote de leite, mais uma vez, valorizou-se a reutilização de material.
No final, a turma teve oportunidade de visitar a exposição "Nascer Cagarro" cedida ao CEFAL, pelo Parque Natural de S. Miguel, exposta no pavilhão central da escola.
Na segunda ação, definiu-se o conceito de agricultura biológica, as suas vantagens e desvantagens, a sua importância e o impacto que tem no ambiente. Foram dados alguns exemplos de práticas existentes neste tipo de agricultura, nomeadamente, o controlo biológico de pragas, a utilização de plantas aromáticas para repelirem as pragas, bio pesticidas, compostagem, entre outros.
Nesta ação explorou-se o conceito de horta biológica, sendo esta, uma alternativa para quem mora em espaços pequenos e sem quintal.
No final, as crianças elaboraram a sua própria horta biológica.
 



 




 
 
 

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

CATL do CEFAL promove Concurso “A Vassoura de Bruxa mais Original”

No âmbito das festividades do Halloween, o CATL do CEFAL promoveu um concurso alusivo a este tema, entitulado por a "A Vassoura de Bruxa mais Original".
Este concurso tinha por objetivo elaborar uma vassoura de bruxa, com recurso a materiais reciclados, tornando-a o mais original possível.
Nesta atividade as crianças contaram com o apoio de pelo menos um familiar, desta forma, pretendíamos envolver a família  num trabalho ecológico em conjunto com a criança, juntaram-se duas gerações diferentes  na promoção da reutilização de materiais.

Os critérios de avalição foram, originalidade, criatividade e reutilização de materiais, mais uma vez, o CEFAL desenvolveu um trabalho de sensibilização ambiental.
Foram premiadas as três vassouras mais originais, tendo em conta os critérios de avaliação, cada criança recebeu um certificado de participação e o primeiro lugar obteve um livro relacionado com a temática.
 










Ação de Sensibilização: Campanha SOS Cagarro

Na passada sexta-feira (dia 2) decorreu, pelas 15h30 no CEFAL, uma sessão ministrada pela Direcção Regional do Ambiente e do Mar, no âmbito da Campanha SOS Cagarro.
Com esta ação pretendíamos sensibilizar os mais novos para a preservação e conservação desta ave.
No início desta sessão, tivemos oportunidade de assistir à largada de um cagarro, encontrado pelo Dr. Paulo a caminho do CEFAL, foi sem dúvida uma experiência única para as crianças do CATL.
Encontra-se patente no CEFAL a Exposição "Nascer Cagarro", esta poderá ser visitada até 24 de novembro.