quarta-feira, 27 de junho de 2012

O tecer da aranha

Estagiárias do curso técnico-profissional de Ordenamento do Território encontram-se a desenvolver diversas atividades destinadas a crianças que frequentam os CATL’s geridos pela Empresa Municipal de Lagoa.
A ação desenvolvida hoje intitula-se “O tecer da aranha”, e conciliou a vertente teórica com a lúdica.
Assim, a ação iniciou-se com uma explanação teórica sobre a constituição da aranha, os seus habitats, tempo de vida e alimentação. A teia teve um destaque especial nessa iniciativa, sendo que foi satisfeita a curiosidade dos educandos ao explicar-se como e feita, de que e feita, a sua importância, sendo ainda mostrado os diversos tipos de teias.
Apos esta explanação, foram desenvolvidas duas atividades, uma de cariz essencialmente lúdico que pretendeu avaliar os conhecimentos e outra na área dos trabalhos manuais, onde se procurou essencialmente trabalhar a motricidade fina e a criatividade.  
Tratou-se de uma acão muito bem recebida pelo publico, que decorreu no CATL Lagoa, mas que irá estender-se ao CATL CEFAL e ao Campo de Ferias da Biblioteca Tomaz Borba Vieira.




Borboletas “Amigas do Ambiente”

No âmbito do Projeto Educativo do CEFAL “Planisfério Ambiental”, as estagiárias de Ordenamento do Território e Ambiente da Escola Secundária Domingos Rebelo, desenvolveram no CATL um ateliê de borboletas “amigas do ambiente”
 Esta atividade permitiu sensibilizar as crianças para a reutilização e aproveitamento de materiais.
As crianças construíram um móbile com várias borboletas, estas elaboradas e decoradas pelos nossos meninos. Destacou-se em cada uma, a originalidade e criatividade de cada criança.
Desta forma, pretendemos incutir nas nossas crianças o respeito pelo meio-ambiente.



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Lagoa limpa, cidade com pinta

No passado dia 3 de junho, o Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) gerido pela Empresa Municipal de Lagoa desenvolveu uma ação de sensibilização ambiental. Esta consistiu na limpeza da orla costeira da Lagoa, a realização desta, não seria possível sem a colaboração de várias entidades, empresas e associações que deram o seu valioso e precioso contributo.
Esta ação decorreu em três zonas da cidade de Lagoa - porto dos carneiros, portinho de S. Pedro e baía de Santa Cruz, foi notório o empenho e dedicação de todos os voluntários envolventes nesta atividade, todos unidos em defesa do ambiente. Foram recolhidos mais de 1000 kg de resíduos poluentes na orla costeira do concelho de Lagoa, numa iniciativa que juntou mais de 160 voluntários e que visou celebrar o dia mundial do ambiente. O ponto alto deste ano, foi sem dúvida a adesão dos pescadores a esta iniciativa, uma população que se pretendia chegar desde o início e que este ano foi conseguida com a participação dos mesmos na recolha, bem como seus familiares.
Para a organização, esta tem sido aliás uma das chaves para o sucesso, ano após ano: a parceria entre todos os voluntários, instituições e associações que envolvam também os munícipes, numa cidadania ativa e unidos numa causa comum como é, efetivamente, a defesa do ambiente.






CEFAL assinalou o Dia da Mãe



No primeiro domingo do mês de maio comemora-se o dia da mãe, o CATL do CEFAL não deixou de assinalar esta data.
As crianças do CEFAL elaboraram livros de receita para oferecer às suas mães. Cada livro continha uma receita muito especial, que contém muito amor, carinho, atenção, compreensão…. à mistura.