quinta-feira, 22 de março de 2012

CEFAL comemora Dia da Árvore e da Água






Foram mais de 250 os alunos lagoenses que estiveram ontem envolvidos em diversas atividades que pretenderam assinalar o dia mundial da árvore e da água que se comemorou na escola EB/JI Francisco Carreiro da Costa.
Organizado pelo setor de educação da empresa municipal de Lagoa e contando com a parceria do estabelecimento escolar, foram organizados diversos ateliês e jogos que contaram com a presença de diversas instituições educativas do concelho e que pretenderam sensibilizar, de uma forma lúdica e divertida, para a poupança da água e para a importância das árvores. Assim, instituições que têm dado um importante contributo educativo para o concelho, como a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, o CATL Lagoa, o CEFAL, o Centro Social e Cultural do Cabouco e o Expolab, reuniram as suas práticas pedagógicas, de forma que uns trabalhassem a temática associada à árvore e outros à água, sob aspetos diferenciados. Aliás para a organização, o Dia da Água, que se comemora a 22 de março, é muitas vezes esquecido, sendo no entanto essencial investir na sensibilização para a preservação deste bem precioso e esgotável. Incutir hábitos ecológicos no dia-a-dia, conhecer o ciclo da árvore, sensibilizar para a não poluição dos mares e lagoas e a morfologia das plantas, foram algumas dos temas abordados.


Paralelamente aos diversos ateliês e jogos, o recreio da EB/JI Francisco Carreiro da Costa acolheu igualmente a exposição de fotografia “Árvores seculares”, da associação ecológica "A Mata" na entrada da escola.
O evento culminou com um ateliê de jardinagem dinamizado pelos Serviços Florestais, em que cada um dos alunos teve a oportunidade de envasar uma planta endémica e levá-la para casa.
Desta forma, o setor de educação da Empresa Municipal de Lagoa, através do CEFAL, e a EB/JI Francisco Carreiro da Costa, contando com a colaboração de diversas instituições e entidades, proporcionaram um dia diferente no espaço escolar em que foram abordados assuntos sérios a brincar, e onde o público-alvo teve uma participação ativa na assimilação de conhecimentos.




segunda-feira, 19 de março de 2012

CEFAL promove concurso de fotografia com presença de Gonçalo Cadilhe

Inspirado nas obras de Gonçalo Cadilhe, o CEFAL irá desenvolver ao longo de 2012 o plano de atividades Planisfério Ambiental, onde, de entre inúmeras ações já iniciadas com o concurso “Natal em Ecologia – Árvores do Mundo”, procurar-se-á dar a conhecer diversas culturas, costumes e paisagens, numa perspetiva de educação ambiental.
O ponto máximo deste plano é o concurso “Volta ao Mundo em 80 fotos”, promovido em parceria com a Associação Ecológica Amigos do Calhau, e com a colaboração dos fotógrafos Miguel Ramos e Nuno Fonseca.
Este concurso pretende lançar o desafio a todos os viajantes que têm como companheira de viagens uma máquina fotográfica, a partilhar com os outros as suas memórias e vivências. A inauguração, prevista para outubro, contará com a presença de Gonçalo Cadilhe que tem inspirado, através das suas obras, muitas pessoas a (re)descobrir um significado diferente para as suas viagens.
Com esta iniciativa, o CEFAL pretende promover o espirito cívico e o gosto de partilhar (uma vez que não haverão prémios), sendo igualmente uma forma de promover o trabalho dos concorrentes. Para obter mais informações em relação a esse concurso poderá consultar o regulamento aqui (em cefallagoa.blogspot.com.) ou no portal da Câmara Municipal de Lagoa.



Fonte: CML

quinta-feira, 1 de março de 2012

Programa Ser com papel interventivo junto de grupos de risco

No âmbito do Plano Municipal das Dependências, os Setores de Educação e Formação e Social, da Empresa Municipal de Lagoa, uniram esforços e desenvolveram o Programa Ser – Intervenção social, educativa e recreativa.
Vocacionado para mulheres de classes sociais mais desfavorecidas, o Programa Ser tem como objetivo prestar uma resposta especializada aos grupos que se encontram mais expostos a fatores de risco e que carecem de informações em diversas áreas.
Assim, o Programa Ser pretende ter uma ação interventiva que permita à população a sensibilização e aquisição de novos hábitos e conhecimentos, de forma a melhorar o seu bem-estar.
Educação para a saúde, educação ambiental, violência doméstica e gestão do orçamento familiar são algumas das temáticas a serem abordadas.
Este Programa, que teve a sua sessão inaugural na passada segunda-feira, conta com a colaboração do CEFAL (através do Programa Agir), da UATE, da ARRISCA e da UMAR, que gentilmente cedeu a exposição “Mulheres semeando um outro mar…”, e que tão bem ilustra o papel da mulher na sociedade - que se quer igualitária, não só na pesca como em todas as vertentes em que se move.