quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Lar da Mãe de Deus visita CEFAL





No passado dia 27 de dezembro, o Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa, gerido pela EML, recebeu a visita de sete jovens, oriundos do Lar da Mãe de Deus. 
Na ocasião e tendo em conta a quadra natalícia, os jovens, num fluido diálogo, trocaram ideias sobre algumas das tradições e rituais característicos da passagem de ano, bem como os seus desejos para 2012.
Seguiu-se a elaboração de uns óculos reciclados alusivos a 2012, que resultaram do reaproveitamento de caixas de cereais. Foram posteriormente pintados e salpicados com brilhantes. A terminar, procedeu-se à entrega de uvas passas de forma que as crianças formulassem os seus desejos no Réveillon.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

CATL Lagoa e CEFAL aprendem matemática a brincar




As crianças do Centro de Atividades de Tempos Livres de Lagoa e CEFAL participaram, no passado dia 19 de Dezembro, numa sessão de matemática a brincar, ministrada pelas mestrandas de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores.
Organizadas por anos escolares, as crianças recorrendo a diversos jogos, música e brincadeiras, apropriadas às suas idades, aprenderam a somar, subtrair, a identificar formas geométricas, aliando a vertente pedagógica à lúdica.
No final da sessão, cujo feedback foi bastante positivo, as crianças, receberam um diploma pela participação.
Refira-se que tem sido apanágio do CATL Lagoa e CEFAL estabelecer parcerias e sinergias com diferentes instituições, de forma a enriquecer e a diversificar a sua oferta.