quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CEFAL promove 3ª edição do concurso “Natal em Ecologia – Árvores do Mundo”


No âmbito do seu plano anual subordinado ao tema “Planisfério Ambiental”, que pretende centrar-se nas culturas e locais paisagísticos, o CEFAL, gerido pela EML, promove este ano a 3ª edição do concurso “Natal em Ecologia”, cognominado “Árvores do Mundo”.
O concurso, vocacionado para as instituições educativas e sociais do concelho de Lagoa, desafia-as a elaborar uma árvore de Natal, segundo critérios ecológicos (reaproveitamento de material) e nesta edição subordinada ao tema “Árvores do Mundo”, ou seja que faça alusão a uma cultura/país.
Assim, este ano o concurso além de ter como objectivos sensibilizar a população, nesta quadra natalícia, para a reutilização e reciclagem de diversos materiais e desenvolver a capacidade criativa pretende igualmente divulgar características de outros países/ culturas, nomeadamente em relação à forma como o natal é celebrado e/ou a aspectos culturais/ religiosos/ monumentos.
Os trabalhos a concurso serão expostos num local público, a mencionar posteriormente pela organização, de 16 de Dezembro a 9 de Janeiro, devendo estar prontos para entrega a 12 de Dezembro. Já as inscrições para a participação no concurso decorrem até ao dia 9 de Dezembro.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Lar de Idosos dos Arrifes visita “Monumentos e EnCantos de Lagoa”



No âmbito da actividade “Monumentos e EnCantos de Lagoa”, o serviço educativo do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa, gerido pela EML, proporcionou, esta quarta-feira, ao Lar de Idosos dos Arrifes, freguesia da Saúde, uma visita guiada a alguns dos locais paisagísticos e mais emblemáticos do concelho de Lagoa.
Na ocasião os 32 idosos puderam não só conhecer mas também reviver algumas das vivências passadas em encantos repletos de história. A visita incidiu sobre a recém-inaugurada Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira (Santa Cruz), outrora Convento dos Franciscanos e estabelecimento de ensino, entre outras; o Núcleo Museológico Mercearia Tradicional Casa Central (Água de Pau) e o Museu Agrícola e Quintal Etnográfico, na Ribeira Chã.
Emoção, boa disposição e uma frutífera troca de ideias marcaram a visita aos Monumentos e Encantos de Lagoa que muito agradou aos participantes.
Refira-se que a actividade “Monumentos e EnCantos de Lagoa”, que se iniciou em 2010 com o objectivo de sensibilizar e dar a conhecer o património paisagístico e histórico-cultural do concelho, abrangeu, numa primeira fase, grupos escolares e CATL’s do concelho, num total de 104 participantes. Dado o feedback positivo que obteve, o CEFAL pretende repetir esta iniciativa, durante o ano de 2012, junto dos grupos de idosos de Lagoa, estando, contudo, sempre disposto a dar a conhecer a história e riqueza patrimonial a grupos exteriores ao concelho.



segunda-feira, 14 de novembro de 2011

CEFAL promove curso de iniciação à fotografia


O Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL), gerido pela Empresa Municipal de Lagoa, em colaboração com a Câmara Municipal de Lagoa, promove, de 9 de Janeiro a 19 de Fevereiro, um curso de iniciação à fotografia, orientado por José Franco. O fotógrafo que se tem revelado um forte impulsionador da fotografia, nos Açores, não só através do seu trabalho, mas também através da descoberta, divulgação e promoção de novos talentos, tem contribuído assim para que esta forma de arte ganhe cada vez mais adeptos.
O Curso, promovido pelo CEFAL, terá lugar na recém-inaugurada Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, em horário pós-laboral, a saber às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21horas (aulas teóricas), e aos sábados das 9h às 13h (aulas práticas), e terá a duração de 60 horas.
O curso de iniciação à fotografia terá um custo de 50 euros, sendo as inscrições realizadas no CEFAL.
O Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa, ao promover um evento desta natureza no concelho, pretende fomentar o gosto pela fotografia na comunidade onde se insere, descobrir e promover novos fotógrafos e sensibilizar para a riqueza paisagística do concelho de Lagoa.
Refira-se que desde a sua inauguração a 4 de Maio de 2009, o CEFAL tem apostado fortemente em acolher, promover e divulgar diversas exposições, sobretudo de índole ambiental. A fotografia de natureza e de sensibilização ambiental têm-se revelado apostas ganhas, numa arte que cada vez reúne mais adeptos.

CATL CEFAL dramatiza Lenda de São Martinho




O CATL CEFAL comemorou, na passada sexta-feira, o Dia São Martinho com a dramatização da lenda que alegoriza esta data.
Na ocasião, as crianças do Centro de Actividades de Tempos Livres do CEFAL, em pequenos grupos, encarnaram as diferentes personagens e elementos que caracterizam a lenda e, dando azo à imaginação, recriaram a célebre estória.
Estimular a criatividade, a comunicação e a linguagem corporal bem como recriar e assinalar a efeméride foram os objectivos desta acção. Com este tipo de iniciativa, o CEFAL pretende igualmente sensibilizar e resgatar costumes e tradições junto dos mais jovens.






sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Miguel Ramos e a dinâmica da fotografia da Natureza no CEFAL












A exposição de Miguel Ramos patente no CEFAL, de 4 de Novembro a 9 de Dezembro, foi o mote para uma actividade, desenvolvida esta quarta-feira, que teve como objectivo mostrar as particularidades da fotografia de natureza pela objectiva do seu autor.
Na ocasião, Miguel Ramos, fotógrafo premiado pela National Geographic Portugal, explicou às dezoito crianças, que participaram nesta acção, como nasceu o seu gosto pela fotografia de natureza e de onde adveio a sua inspiração para esta arte.
O contacto directo com o fotógrafo gerou uma grande curiosidade, sendo o feedback dos participantes muito positivo.
Seguiu-se uma visita guiada à exposição, tendo decorrido simultaneamente um jogo de identificação “O que é o quê?” e que pretendeu sensibilizar para a importância de se captar o pormenor e o momento na fotografia.
A terminar, as crianças, tendo como ponto de partida uma máquina fotográfica onde constavam os nomes dos quadros, realizaram trabalhos de expressão plástica, que posteriormente foram expostos. Pretendeu-se, desta forma, que as crianças não só interpretassem a foto em causa mas que também estimulassem a sua criatividade.
Refira-se que toda esta actividade desenvolvida no CEFAL teve igualmente como finalidade mostrar que um fotógrafo da natureza respeita o meio ambiente e que, para continuar a haver fotografias que retratem as riquezas naturais, é necessário existir uma atitude de preservação e consciência ambiental.
A exposição fotográfica de Miguel Ramos poderá ser visitada no CEFAL até 9 de Dezembro das 9:00 às 18:00.
Com mais esta exposição que contou com o apoio da Associação Ecológica Amigos dos Açores, o CEFAL continua a apostar em sinergias criadas e desenvolvidas entre instituições ambientais e fotógrafos locais que se têm revelado benéficas na realização e dinamização das suas actividades.