segunda-feira, 23 de maio de 2011

O encanto dos “ReCantos da Costa das Ilhas de Bruma” no CEFAL
























No âmbito do programa Unidos pelo Calhau, o Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa, gerido pela EML, inaugurou, com sucesso, no passado dia 13 de Maio, a exposição “ReCantos da Costa das Ilhas de Bruma.
Ao som das “Ilhas de Bruma” e numa atmosfera mística, os cerca de setenta convidados foram conduzidos pelas crianças do CATL CEFAL numa viagem pela exposição, composta por 25 registos fotográficos, da autoria de doze fotógrafos açorianos.
Após a inauguração da exposição, seguiu-se a palestra “Açores, um oásis no Atlântico – fotografia subaquática” proferida por Nuno Sá que transportou os convidados à riqueza e biodiversidade do mar açoriano.
Refira-se que esta iniciativa é desenvolvida em parceria com a Associação Ecológica Amigos do Calhau, e com a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa, OVGA, Museu Carlos Machado e Escola Secundária de Lagoa.
A exposição “ReCantos da Costa das Ilhas de Bruma” ficará patente no CEFAL até ao dia 29 de junho, podendo ser visitada durante o seu horário de expediente (9h00 -13h00 e 14h00-18h00).

segunda-feira, 16 de maio de 2011

CATL CEFAL conquista 2º lugar em “Concurso de Maios”






O CATL CEFAL arrecadou o 2º lugar, na categoria “instituições colectivas sedeadas no concelho”, na 15ª edição do “Concurso de Maios 2011”, organizado pela Câmara Municipal de Lagoa.
Relevando a constante subida do preço do pão, um bem essencial na alimentação dos açorianos, os Maios do CATL CEFAL pautaram pela originalidade, criatividade e crítica/sátira social.
Promovido pela Câmara Municipal de Lagoa, o “Concurso de Maios” realiza-se anualmente e tem como objectivos resgatar e fomentar o gosto pelas tradições, sobretudo junto dos mais jovens, nunca esquecendo a sua vertente crítico-satírica.
Vocacionado para “pessoas singulares residentes no concelho”; “grupos escolares do concelho” e “instituições colectivas sedeadas no concelho”, o concurso contou com uma forte adesão por parte dos lagoenses.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

“ReCantos da Costa das Ilhas de Bruma” no 2º aniversário do CEFAL



No âmbito do programa Unidos pelo Calhau, o Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa, gerido pela EML, inaugura esta sexta-feira a exposição colectiva “ReCantos da Costa das Ilhas de Bruma”, da autoria de doze fotógrafos açorianos.
Esta mostra composta por 25 registos fotográficos retrata a beleza impar, de Santa Maria ao Corvo, de toda a costa litoral açoriana.
Após a inauguração da exposição, seguir-se-á a palestra “Açores, um oásis no Atlântico – fotografia subaquática” por Nuno Sá.
Esta iniciativa é desenvolvida em parceria com a Associação Ecológica Amigos do Calhau, e com a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa, OVGA, Museu Carlos Machado e Escola Secundária de Lagoa.
Refira-se que a exposição “ReCantos da Costa das Ilhas de Bruma” ficará patente no CEFAL de 13 de maio a 29 de junho, podendo ser visitada durante o seu horário de expediente (9h00 -13h00 e 14h00-18h00).

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Limpeza da Orla Costeira foi um sucesso










Mais de 160 voluntários participaram no passado sábado na Limpeza da Orla Costeira, promovida pela EML, CEFAL, Associação Ecológica Amigos do Calhau e Escola Secundária de Lagoa.
Portinho de São Pedro, Baía de Santa Cruz e Porto dos Carneiros, esta última contou igualmente com uma limpeza subaquática com 20 mergulhadores, foram as áreas de intervenção, tendo-se recolhido 1780 quilogramas de resíduos.
Esta foi uma acção que se revelou um grande sucesso e que teve como objectivo sensibilizar a população para a problemática da poluição na costa e no mar, incentivando a adopção de posturas activas e responsáveis para com o meio ambiente.
Para além disso, esta foi uma acção de limpeza que contou com o apoio e colaboração de diversas entidades e instituições, designadamente a Direcção Regional dos Assuntos do Mar, Câmara Municipal de Lagoa, Clube Náutico de Lagoa, AMISM, Equiambi, Agrupamento de Escoteiros 96 do Rosário e Agrupamento de Escoteiros 1290 de Santa Cruz, bem como do CALAG, Marinha, SEPNA, Associação Juvenil do Clube Operário Desportivo, Clube Naval de Ponta Delgada, Azores Sub Dive Center, Higiaçores, Continente, Atlantic Aqua Sports e Lotaçor, que, com o seu contributo, quer através da logística, quer através da sua acção no terreno, tornaram possível o sucesso de toda a operação de limpeza da orla costeira.
A actividade “Limpeza da Orla Costeira” insere-se no programa “Unidos pelo Calhau”, sendo que nesta acção em particular há a realçar a significativa adesão e o envolvimento de várias entidades.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Unidos pelo Calhau na Limpeza da Orla Costeira lagoense



No âmbito do Programa “Unidos pelo Calhau”, a EML, o CEFAL, a Associação Amigos de Calhau e a Escola Secundária de Lagoa promovem no próximo sábado, dia 7 de Maio, a Limpeza da Orla Costeira do concelho de Lagoa.
As zonas de intervenção serão a Baía de Santa Cruz, o Portinho de São Pedro e o Porto dos Carneiros. A acção conta com a participação de várias instituições do concelho que serão distribuídas pelas zonas nevrálgicas.
Refira-se que a iniciativa está aberta a todos os que queiram contribuir para a limpeza da orla costeira lagoense, estando a concentração de todos os participantes agendada para o Porto dos Carneiros, pelas 9h30.
Limpar, sensibilizar e alertar para a mais-valia da limpeza, protecção e preservação da orla costeira lagoense são os objectivos da organização desta acção que ocorre pelo segundo ano consecutivo.