quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Conhecidos vencedores da 2ª edição “Natal em Ecologia”


Categoria A: 1º lugar - EB/JI Tavares Canário

Categoria B: 1º lugar - "Sala dos Peixinhos" CSCC

Categoria C: 1º lugar: Centro de Convívio CSCC

Foram conhecidos os vencedores da 2ª edição do concurso “Natal em Ecologia”, promovido pelo CEFAL.
Assim na categoria vocacionada para os diversos níveis de ensino básico (pré-escolar, 1º,2º e 3ºciclos), o 1º lugar coube à EB/JI Tavares Canário; o 2º lugar à Creche “O Girassol” e o 3º lugar à Creche “O Ninho”.
Já na categoria destinada aos Centros de Actividades de Tempos Livres, o 1º lugar foi arrecadado pela “Sala dos Peixinhos” do Centro Social e Cultural do Cabouco (CSCC); o 2º lugar pelo CATL CEFAL e o 3º lugar pela Ludoteca Jovem + do CSCC. No que respeita à categoria Lares de Idosos e Centros de Dia, o 1º lugar foi para o Centro de Convívio do Centro Social e Cultural do Cabouco e o 2º lugar para o Centro de Dia do Centro Social e Cultural de São Pedro.
Criatividade e originalidade foram apanágio desta edição que contou com dezasseis árvores a concurso, oriundas de diversas instituições educativas e sociais do concelho de Lagoa.
Foi objetivo do CEFAL, ao desenvolver este projecto, assumir um papel activo na comunidade local, procurando essencialmente despertar para uma consciência ambiental, sobretudo numa época cada vez mais associada ao consumismo e ao desperdício. Objetivo este que foi alcançado.

“Anjo de Natal” no CEFAL





No âmbito da quadra natalícia, a Biblioteca do CEFAL promoveu a actividade “Anjo de Natal”.
A actividade que abrangeu 75 crianças oriundas do Externato Mãe de Deus; Centro Social e Cultural do Cabouco, Creche “O Ninho” e Centros de Actividades de Tempos Livres de Lagoa e CEFAL consistiu na projeção em powerpoint da história “Um pequeno Anjo!” de um autor desconhecido. Seguiu-se a confecção de um anjo fantoche, através do recurso a materiais reutilizados e, a finalizar, o visionamento do filme de desenhos animados “Anjo de Natal”.
A iniciativa, que teve como principais objetivos sensibilizar e alertar para a reutilização de materiais e para o despertar do espírito natalício, foi muito bem acolhida pelos seus participantes.