segunda-feira, 25 de outubro de 2010

No CEFAL: “Como vê o mundo, quem não vê?”





No âmbito do Dia Internacional da Bengala Branca, que se comemorou no dia 15 de Outubro, o CATL CEFAL recebeu esta quinta-feira a visita de Virgínio Bento, presidente do Núcleo de São Miguel da ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopedes de Portugal.
“Como vê o mundo, quem não vê?” foi o mote para uma conversa descontraída entre Virgínio Bento, da ACAPO, e as crianças do CEFAL que puderam questionar o seu convidado sobre o seu quotidiano e as dificuldades no dia-a-dia de um portador de deficiência visual.
Na ocasião, e face ao interesse e curiosidade demonstrados pelo CATL CEFAL, Virgínio Bento aproveitou para explicar a importância de alguns instrumentos na vida de um portador de deficiência visual, nomeadamente a máquina de escrever, a escrita em Braille e a bengala.
No âmbito da visita do presidente da ACAPO - São Miguel ao CEFAL, todas as crianças do CATL receberam o seu nome escrito em Braille.
Com esta acção de esclarecimento, o CEFAL pretendeu sensibilizar os mais novos para a capacidade de integração, independência e participação das pessoas cegas na sociedade bem como algumas das suas dificuldades.
Refira-se que o Dia Internacional da Bengala Branca tem como objectivo reconhecer a independência das pessoas cegas e a sua plena participação na sociedade. A Bengala Branca é o símbolo da igualdade e da cegueira, tendo-se convertido igualmente num símbolo de independência, liberdade e confiança. A sua utilização permite ao deficiente visual movimentar-se livremente.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CEFAL e “A Casa Fantasma mais Original”

O C.A.T.L CEFAL promove até ao dia 27 de Outubro o concurso “A Casa Fantasma mais Original”, no âmbito do Dia das Bruxas, que se comemora a 31 de Outubro.
“A Casa Fantasma Mais Original” consiste na criação de uma casa assombrada alusiva à época envolvendo a participação das famílias, e tendo como base uma caixa de cereais fornecida pela instituição. A originalidade, criatividade e diversidade de materiais serão alguns dos aspectos a ter em conta na construção da “casa fantasma”.
Estimular a capacidade criativa da criança e envolver os familiares nas acções desenvolvidas pelo C.A.T.L bem como realizar uma actividade referente à época são os objectivos deste concurso.
Os resultados serão anunciados a 29 de Outubro, sendo que os três primeiros classificados receberão um diploma de participação.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Teatro de Fantoches explica República aos mais novos




O Cine Teatro Lagoense Francisco D’Amaral Almeida serviu de palco na passada sexta-feira à apresentação de um teatro de fantoches alusivo ao centenário da República. Esta foi uma oportunidade impar para as crianças do CATL CEFAL, à semelhança de outros C.A.T.L’s do concelho de Lagoa, ficarem a conhecer a história e significado da Implantação da República em Portugal.
“A Festa de Anos da República” foi o nome desta peça de teatro de fantoches, uma representação que ficou a cargo de algumas crianças do CATL de Lagoa.
“ A Festa de Anos da República” abordou de uma maneira lúdica e divertida a Implantação da República Portuguesa, dirigida por um Chefe de Estado escolhido pelo povo, após a queda da monarquia que até então vigorava. Através das duas personagens Afonso e Sofia, procurou-se transmitir alguns conhecimentos que marcaram o 5 de Outubro de 1910 em Portugal, numa experiência que se revelou enriquecedora para todos os presentes.
Refira-se que “A Festa de Anos da República” é uma história infantil escrita por Alexandre Medeiros que mereceu o apoio da Câmara Municipal de Lagoa para a sua edição e dramatização, inserindo-se no programa comemorativo do Centenário da República, elaborado pela autarquia lagoense que desde 17 de Setembro promoveu diversas actividades de índole cultural e musical.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa