sexta-feira, 27 de agosto de 2010

“Aves nos Açores” no Centro Ambiental do Priolo


O Centro Ambiental do Priolo, em Nordeste, acolhe de 28 de Agosto a 2 de Setembro a exposição “Aves nos Açores”.
“Aves nos Açores”, da autoria de Carlos Ribeiro e Nuno Fonseca, é uma organização conjunta do CEFAL (gerido pela EML) e pela Associação Amigos do Calhau. Esta exposição, integrada no âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade e do 1º aniversário do CEFAL, conta com a colaboração da SPEA – Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves e do Museu Carlos Machado.
Trata-se de uma exposição composta por 26 registos fotográficos na sua maioria de aves marinhas migratórias que passam pelos Açores.
“Aves nos Açores” é uma exposição itinerante que, após ter percorrido o concelho de Lagoa, segue a sua digressão por São Miguel, com o objectivo de “sensibilizar a população para a preservação destes importantes “habitats” da orla costeira”.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CATL CEFAL visita Museu Etnográfico do Cabouco







Na passada terça-feira, o Centro de Actividades de Tempos Livres do CEFAL visitou o Museu Etnográfico do Cabouco. O espólio do Museu Etnográfico do Cabouco é constituído por objectos ligados às actividades tradicionais da região, nomeadamente, o cabouqueiro, o lenhador, o carpinteiro, a sapataria, a barbearia, a cozinha regional, a adega, a matança do porco, entre outras, e ainda documentos importantes sobre a evolução da freguesia desde 1955. Na ocasião, as crianças ficaram a conhecer a dinâmica e a vida de outrora da gente desta freguesia, tendo após a visita retratado através de expressão plástica o “cantinho” do Museu que mais gostaram. Com esta iniciativa, o Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa pretendeu sensibilizar e dar a conhecer aos mais jovens o património histórico e cultural bem como os costumes e tradições das suas gentes.

sábado, 21 de agosto de 2010

CATL CEFAL na Gruta do Carvão









O Centro de Actividades de Tempos Livres do CEFAL visitou esta sexta-feira a Gruta do Carvão. Entusiasmo e regozijo marcaram a visita a esta reserva natural que mantém quase intactas verdadeiras preciosidades da natureza. Na ocasião e através de uma visita guiada, as crianças ficaram a conhecer a formação geológica desta gruta de origem vulcânica. Estalactites, lajes, morfologias do tipo “aa”, lava encordoada, foram alguns dos elementos observados. Esta foi uma visita que muito agradou aos meninos do CATL CEFAL, uma vez que puderam ver “in loco” e tocar em alguns dos componentes da Gruta do Carvão.
A visita de estudo à Gruta do Carvão insere-se no Plano de Actividades delineado para o Verão deste ano que alia a vertente pedagógica à lúdica.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O doce “Ciclo do Mel” na “Hora do Conto”






“Ciclo de Mel” de Cristina Quental e Mariana Magalhães foi a obra escolhida esta quinta-feira pela Biblioteca do CEFAL para a semanal rubrica “Hora do Conto”. Após terem ouvido a história que retrata uma visita de estudo de um grupo de meninos à quinta de um apicultor, as crianças do CATL ficaram a conhecer a orgânica do ciclo do mel e como o mesmo chega às nossas casas. “Ciclo de Mel” acompanha estes meninos e meninas ao fantástico mundo das abelhas, que até têm uma rainha e tudo. Esta é uma oportunidade para aprender o que é o pólen e os favos, e descobrir quem são as cozinheiras da colmeia.
Depois da viagem até à quinta do apicultor, as crianças do CEFAL puderam ainda construir as suas marionetas de abelhas.
Refira-se que a “Hora do Conto” continua a ser um espaço bem acolhido pelas crianças do CATL CEFAL, aliando a componente literária e pedagógica à lúdica.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

CATL CEFAL cria cartas ecológicas





… E o espólio de jogos do CATL CEFAL continua a crescer. Depois de um bingo, de damas e de bowling, seguiu-se a criação de um baralho de cartas ecológico. Esta quarta-feira, as crianças do CATL CEFAL deram largas à imaginação e, através do recurso a cartolina e de muita criatividade, construíram um original baralho de cartas. Refira-se que é política do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) não só sensibilizar as crianças para o reaproveitamento e reutilização de materiais mas também fomentar a criatividade e imaginação das mesmas através de um novo uso dos materiais já utilizados.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

São Miguel … “ e do fogo se fez vida”






Descobrir e ver a ilha de São Miguel com outros olhos foi o objectivo da actividade “e do fogo se fez vida”, promovida pela Biblioteca do CEFAL. Baseada no documentário de Nuno Sá com o mesmo nome, a actividade abordou o facto de São Miguel, à semelhança das restantes ilhas do arquipélago, ser vulcânica. Na ocasião, e após o visionamento do documentário mencionado em epígrafe, as crianças dos CATL Lagoa e CEFAL, através de uma sessão de powerpoint, ficaram a conhecer os diferentes tipos de vulcões e como se processa a formação das famigeradas lagoas e caldeiras. Seguidamente, as crianças pintaram e identificaram na ilha de São Miguel, as referidas lagoas e caldeiras, tendo inclusive criado um protótipo de uma caldeira. Para enriquecer a actividade, os centros de actividades de tempos livres de Lagoa e do CEFAL viram “in loco” a “erupção” de um vulcão. Refira-se que participaram na actividade vinte e uma crianças, provenientes de ambos os centros, tendo sido o feedback bastante positivo. Com esta actividade, o Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa pretendeu além de aproveitar os seus recursos humanos, nomeadamente uma estagiária de Biologia, dar a conhecer aos mais jovens a génese de São Miguel e das restantes ilhas.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

“A importância de uma alimentação saudável” no CEFAL








Uma pequena dramatização foi o ponto de partida para mais uma Sessão de Educação para a Saúde, intitulada “A importância de uma alimentação saudável”. Esta quarta-feira, as crianças do CATL CEFAL através de uma pequena peça de teatro e de jogos lúdico-didácticos ficaram a descobrir os segredos de uma alimentação rica e saudável. Entre os malefícios e as consequências, nomeadamente várias doenças, de uma alimentação pobre, os meninos do Centro de Actividades de Tempos Livres do CEFAL abordaram a Roda dos Alimentos e através de jogos aprenderam que devem comer cerca de seis vezes ao dia, com intervalos de 3 a 4 horas, e que o pequeno-almoço e o almoço são indispensáveis ao bom funcionamento do corpo e da mente.
Refira-se que as sessões de Educação para a Saúde inserem-se no âmbito do Programa A.G.I.R (Animação de Gerações e Intervenção Recreativa) e estão a cargo de duas estagiárias de enfermagem da Universidade dos Açores que têm contribuído para que o CATL CEFAL esteja mais atento às diferentes questões relacionadas com a saúde.

CATL CEFAL elabora carteiras e mealheiros ecológicos







Criatividade e originalidade foram o mote para a criação, esta segunda-feira, de carteiras e mealheiros ecológicos. Através do reaproveitamento e reutilização de uns pacotes de leite, o CATL CEFAL elaborou umas singulares carteiras que, posteriormente, foram decoradas e pintadas a gosto pelos seus confeccionadores. Ainda no âmbito do reaproveitamento e reutilização de materiais, e de forma a guardarem as mesadas, as crianças do Centro de Actividade de Tempos Livres do CEFAL construíram, a partir de garrafas de plástico, uns bonitos e coloridos mealheiros. Com estas actividades, o Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa teve como objectivo sensibilizar os mais novos para a versatilidade dos materiais, ou seja para a possibilidade de se reaproveitar e reutilizar materiais a priori dispensáveis. Refira-se que o CATL CEFAL distingue-se, precisamente, de outros centros de actividades de tempos livres pela sua vocação ambiental. Como tal, tem sido política do CEFAL nas suas diversas actividades privilegiar sempre a componente ambiental, como os 3 R’s, a saber Redução, Reutilização e Reciclagem.