quarta-feira, 30 de junho de 2010

CATL Lagoa e CEFAL “descobrem” “Geopaisagens dos Açores”







Os CATL Lagoa e CEFAL visitaram esta terça-feira a Exposição de Fotografia “Geopaisagens nos Açores”. Na ocasião, ambos os centros de actividades de tempos livres tiveram a oportunidade de conhecer 27 das mais idílicas geopaisagens do arquipélago. Além de uma visita guiada pela exposição, os 19 visitantes puderam ainda, aliando a vertente didáctica à lúdica, através de diversos jogos, ficar a conhecer o património geológico dos Açores e algumas das suas características.
Do Corvo a Santa Maria passando pelos Ilhéus das Formigas, esta exposição captura através das lentes de oito fotógrafos a essência das geopaisagens dos Açores.
Refira-se que esta exposição, itinerante e que já percorreu diversos observatórios e escolas secundárias regionais, está patente no Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa até ao dia 30 de Julho, sendo destinada a toda a comunidade que a deseje visitar.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Finalistas dos CATL Lagoa e CEFAL visitam Faial e Pico





A ilha do Faial foi o destino eleito pelas crianças dos CATL Lagoa e CEFAL para a sua viagem de finalistas. As quatro crianças, que frequentam estes dois centros pelo último ano, tiveram a oportunidade de conhecer alguns sítios emblemáticos desta bonita ilha do grupo central. Com o objectivo de conciliar as vertentes de lazer e cultural, as finalistas dos CATL Lagoa e CEFAL visitaram locais icónicos como o Museu da Horta, o Jardim Botânico, a Caldeira e o Vulcão dos Capelinhos (Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos). Aproveitando a proximidade geográfica, as crianças de ambos os Centros de Actividades de Tempos Livres tiveram ainda a oportunidade de passar um dia na ilha do Pico. Refira-se a colaboração e empenho da Câmara Municipal da Horta e da Junta de Freguesia de Pedro Miguel, que tudo fizeram para tornar esta visita aprazível. A viagem de finalistas foi realizada com os fundos angariados pelas crianças de ambos os CATL, que ao longo do último ano têm elaborado diversas acções de modo a conseguirem dinheiro para a tão almejada viagem.

CATL CEFAL comemora São João






O São João não passou despercebido às crianças do CATL CEFAL. Como tal, na véspera da celebração deste santo popular, o CATL CEFAL elaborou diversos manjericos com quadras alusivas a São João para assinalar a data. Na base da confecção dos manjericos esteve o aproveitamento de restos de materiais. Com esta iniciativa, pretendeu-se incutir às crianças o gosto pelas tradições, nomeadamente pelos santos populares, e dar-lhes a conhecer um pouco acerca dos mesmos.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Conhecida vencedora do concurso “Aves nos Açores”...





Foi conhecida na passada sexta-feira a vencedora do concurso de Expressão Plástica “Aves nos Açores”, no âmbito da Exposição de Fotografia, com o mesmo nome, que esteve patente no CEFAL de 30 de Abril a 5 de Junho. A vencedora do concurso foi Nicole Oliveira do CATL CEFAL. A concurso estavam 67 desenhos, tendo sido distinguido pelo júri, de forma unânime, o desenho da jovem Nicole, cuja fidelidade à imagem em causa foi notória. Assim sendo, a vencedora arrecadou como prémio um livro, intitulado “Oceano”. Esta foi mais uma das iniciativas promovidas pelo CEFAL que alia a componente ambiental à educativa, e que tem como público-alvo não só os mais jovens como toda a comunidade lagoense.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Horta ecológica começa a dar fruto





Após terem construído, há cerca de duas semanas, a sua horta ecológica, no âmbito do Projecto “Semear Ecologia”, as crianças do CATL do CEFAL começam a ver os frutos da sua experiência. A abóbora, o milho e as favas, plantadas de forma ecológica, com recurso apenas a garrafões de água de plástico, palhinhas, terra, água e sementes, começam a florescer para gáudio das crianças que têm vindo a acompanhar todo este processo. Refira-se que além de terem aprendido a construir uma horta ecológica, as crianças do CATL do CEFAL, com esta actividade, tiveram a oportunidade de conhecer todo o trabalho que uma horta requer. Esta foi mais uma actividade de índole educativa e ambiental que muito agradou e continua a agradar às crianças do CATL CEFAL.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

CATL CEFAL “estuda” Pesca






No âmbito do desfile etnográfico, promovido anualmente pela Câmara Municipal de Lagoa e que conta com a colaboração da Empresa Municipal de Lagoa, as crianças do CATL CEFAL visitaram na passada sexta-feira o porto de pescas “Porto dos Carneiros”. Subordinado ao tema “A vida rural”, coube ao CATL CEFAL “A Pesca”. Assim, e de forma a melhor conhecer e encarnar a temática, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer de perto a dinâmica e o quotidiano daqueles que fazem da pesca o seu ganha-pão. Assim, os pescadores, amavelmente, explicaram às crianças toda a lide que subjaz à actividade piscatória, como os barcos, a preparação dos materiais, nomeadamente redes e isco, os adereços e os rituais que cada pescador emprega de forma a ter uma boa pescaria. Na ocasião, os pescadores ainda contaram aos mais novos como se pescava antigamente nos Açores. Esta foi uma experiência enriquecedora que muito agradou às crianças e que contribuiu para um melhor conhecimento da arte piscatória.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

“Geopaisagens dos Açores” no CEFAL




O Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) acolhe de hoje, 14 de Junho, a 30 de Julho a exposição de fotografia “Geopaisagens dos Açores”, uma iniciativa da Associação Ecológica - Amigos dos Açores. Trata-se de uma mostra que conta com 27 registos fotográficos, da autoria de 8 fotógrafos, que abordam aspectos geológicos da paisagem açoriana, desde a ilha do Corvo até aos ilhéus das Formigas.
O CEFAL ao acolher esta exposição pretende, através da sua componente ambiental, dar a conhecer à população lagoense o vasto espólio geológico da Região. Uma vez que “Geopaisagens dos Açores” estará patente no CEFAL durante o período de Verão, é objectivo do Centro abordar igualmente a componente educativa da exposição junto dos mais jovens.
Saliente-se que ”Geopaisagens dos Açores” é uma exposição itinerante que já percorreu algumas escolas secundárias do arquipélago bem como o Observatório do Mar dos Açores e o Centro Interpretativo dos Capelinhos, no Faial, e o Centro Interpretativo Dalberto Pombo, em Santa Maria.
A sinergia entre instituições ambientais tem sido uma das apostas do CEFAL que se tem revelado bastante proveitosa.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

CATL CEFAL “defende” Pesca




“A Vida Rural” será este o tema do desfile etnográfico, promovido anualmente pela Câmara Municipal de Lagoa e que conta com a colaboração da Empresa Municipal de Lagoa. À semelhança do ano anterior, o CATL CEFAL volta a participar neste que é já considerado por muitos como um dos pontos altos da época estival do concelho de Lagoa e que reúne centenas de participantes oriundos de diversas instituições lagoenses. Tal como no ano passado será um desfile temático destinado aos diversos Jardins-de-Infância, Centros de Actividades de Tempos Livres e Instituições de Juventude do concelho de Lagoa. Subordinado ao tema “A Vida Rural” cabe ao CATL CEFAL promover a Pesca como um dos ex-libris da “Vida Rural”. Este ano o Desfile Etnográfico conta com a colaboração dos pais das crianças do CATL CEFAL, tendo sido inclusive realizada uma reunião com os mesmos de forma a envolvê-los em toda a dinâmica do cortejo. Com esta iniciativa pretende-se resgatar os costumes, ofícios e tradições rurais de São Miguel; promover um desfile de índole cultural e mostrar o trabalho desenvolvido nas diversas instituições participantes.

Dia do Ambiente assinalado com Ecojogos









Os CATL Lagoa e CEFAL comemoraram na passada sexta-feira o Dia do Ambiente. Para assinalar a efeméride, e no âmbito do programa A.G.I.R (Animação de Gerações e Intervenção Recreativa), os dois centros participaram e dinamizaram, no Polidesportivo do Rosário, diversos ecojogos subordinados ao tema do Ambiente. A diversão foi, assim, uma constante durante a tarde de sexta-feira que envolveu 55 crianças. Esta foi uma oportunidade não só para a celebrar o Dia do Ambiente e para sensibilizar para a importância de acções ecológicas, mas também para promover a prática da actividade física junto das crianças, tão importante para o crescimento saudável das mesmas.
Refira-se que o programa A.G.I.R é um projecto da EML que ambiciona a dinamização de diversos espaços, nomeadamente de alguns polidesportivos do concelho, como forma de ocupar e recriar os tempos livres da população em geral de uma forma mais activa, criativa e saudável. Este é um projecto que tem sido muito bem acolhido junto da população lagoense.