sexta-feira, 28 de maio de 2010

CEFAL e Ecoteca sensibilizam para Dia Energia







No âmbito do Dia Mundial da Energia, que se comemora amanhã, dia 29 de Maio, o CEFAL e a Ecoteca de Lagoa juntaram esforços, esta quinta e sexta-feira, para comemorar a efeméride junto das escolas do concelho de Lagoa. Do pré-escolar passando pelo 1º, 2º e 3º ciclos até ao secundário, ambas instituições de cariz ambiental deslocaram-se aos estabelecimentos de ensino de forma a sensibilizar os mais jovens para a importância do racionamento e poupança de energia. Uns marcadores de livros, com formato de uma lâmpada económica, contendo dicas de poupança de energia, foram o mote para a iniciativa que abrangeu cerca de 3000 alunos lagoenses. Além dos estabelecimentos de ensino, a Ecoteca e o CEFAL estenderam a acção às creches, CATL e instituições públicas do concelho. A campanha “Ideias Brilhantes”, promovida pelo CEFAL e pela Ecoteca de Lagoa, teve como principais objectivos não só alertar para a poupança de energia mas também fornecer ferramentas como cada um pode contribuir no dia-a-dia para o racionamento da mesma.

Moinhos ecológicos no Dia da Energia







Para assinalar o Dia Mundial da Energia, que se comemora amanhã, 29 de Maio, as crianças do CATL CEFAL construíram moinhos ecológicos. Os moinhos foram elaborados a partir de materiais reciclados e reutilizáveis, a saber rolos de papel higiénico, garrafas de plástico, palitos e cartão. Com esta iniciativa, pretendeu-se despertar não só a criatividade das crianças, mas também alertá-las para a importância do racionamento da energia e sensibilizá-las para a mais-valia das energias renováveis.

terça-feira, 25 de maio de 2010

CATL CEFAL constrói horta ecológica







No âmbito do Projecto Educativo “Semear Ecologia” delineado pelo CEFAL, as crianças do CATL elaboraram na passada sexta-feira uma horta ecológica. O CATL plantou milho, abóbora e favas de forma ecológica, recorrendo apenas ao uso de garrafões de água de plástico, palhinhas, terra, água e sementes, tendo inclusivamente construído o seu próprio sistema de rega. Além de terem aprendido a construir uma horta ecológica, as crianças do CATL do CEFAL, com esta iniciativa, tiveram a oportunidade de conhecer todo o trabalho que uma horta requer. Do semear à rega passando pela limpeza da mesma, as crianças acompanharam todo o processo que subjaz a uma horta ecológica. Esta foi mais uma actividade de índole educativa e ambiental que muito agradou às crianças do CATL CEFAL.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Crianças lagoenses visitam “Aves nos Açores”










No âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade, que se comemora ao longo de 2010, o CEFAL (gerido pela EML), a Associação Amigos do Calhau, e com a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa, Museu Carlos Machado e Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), assinala a efeméride com a Exposição Fotográfica “Aves nos Açores”, da autoria de Carlos Ribeiro e Nuno Fonseca. Associada à exposição, patente no CEFAL, está um conjunto de actividades educativas vocacionadas para a comunidade escolar do concelho de Lagoa, a saber uma visita guiada à exposição; um documentário relacionado com as aves nos Açores e um momento de expressão plástica alusiva à temática. O CEFAL, nunca descurando a sua vocação ambiental e educativa, pretende com esta iniciativa sensibilizar os mais jovens para a importância e riqueza da biodiversidade bem como alertar para a preservação das espécies e habitats, nomeadamente das aves na Região.
Até ao momento já participaram na actividade, promovida pelo Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa, 93 crianças oriundas de escolas e CATL do concelho, sendo o feedback dos participantes bastante positivo. Refira-se que a exposição está patente no CEFAL até ao dia 5 de Junho bem como o leque de actividades supra-mencionado. Uma vez que se trata de uma exposição itinerante pelo concelho de Lagoa e pela ilha de São Miguel, a mesma seguirá depois do CEFAL para o Pólo de Santa Cruz.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

C.A.T.L CEFAL participa em concursos de Maios





Não descurando a tradição e com o objectivo de estimular a criatividade dos participantes mais jovens, o C.A.T.L do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa participou nos concursos de Maios de 2010 promovidos pela Câmara Municipal de Lagoa e pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, cujo tema estava subordinado a “Um Maio para o Ambiente”. Com a sua participação em ambos os concursos, o CEFAL pretendeu contribuir não só para a recuperação e dinamização deste modo de expressão da cultura popular açoriana mas também para a sensibilização de questões de foro ambiental. Nunca esquecendo a sua vertente ambiental e sob o lema “Agricultura Biológica boa para a Natureza, boa para si!”, o Maio do C.A.T.L do CEFAL alertou para as mais-valias da Agricultura Biológica, da Reciclagem e das Energias Renováveis. O Maio, da autoria das crianças do Centro de Actividades de Tempos Livres do CEFAL, foi elaborado com materiais reciclados e reaproveitados, e primou pela originalidade da sua mensagem. Refira-se que os Maios são representações humanas, em tamanho real, que representam cenas do quotidiano. No dia 1 de Maio são expostos perante a população, tendo como objectivo denunciar, satirizar ou até mesmo celebrar situações do dia-a-dia, revestidas sempre com humor.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Exposição “Aves nos Açores” no CEFAL


Fonte José Franco

Fonte: Amigos do Calhau


Fonte: Amigos do Calhau


Fonte: Amigos do Calhau






Fonte: Amigos do Calhau



Fonte: Amigos do Calhau


Fonte: Amigos do Calhau







Foi inaugurada na passada sexta-feira a exposição “Aves nos Açores”, da autoria de Carlos Ribeiro e Nuno Fonseca, uma organização conjunta da EML, Empresa Municipal de Lagoa, do CEFAL – Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa, e da Associação Amigos do Calhau. Esta exposição está integrada nas comemorações do 1º aniversário do CEFAL, que conta também com a colaboração da SPEA – Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves, e do Museu Carlos Machado, sendo constituída por fotos na sua maioria de aves marinhas migratórias. A exposição será itinerante na Lagoa e seguidamente por São Miguel, “de forma a sensibilizar a população para a preservação destes importantes “habitats” da orla costeira”.

Para uma jóia de mãe…






O Dia da Mãe não passou despercebido às crianças do C.A.T.L do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL). Como tal, a data foi devidamente assinalada. Caixas de fósforos, papel de embrulho e botões reutilizados foram o mote para um original presente de Dia da Mãe. As crianças do C.A.T.L do CEFAL, através do reaproveitamento e reutilização de materiais, elaboraram um bonito e vistoso guarda-jóias que ofereceram às suas progenitoras neste dia tão especial. O Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa, com esta iniciativa, pretende não só assinalar a data, mas também alertar e sensibilizar as crianças e pais para a criação de presentes originais, amigos do Ambiente, e quase a custo zero.