quarta-feira, 28 de abril de 2010

C.AT.L Lagoa e CEFAL angariam fundos para viagem de finalistas




No âmbito da viagem de finalistas, as crianças dos C.A.T.L Lagoa e CEFAL uniram esforços para angariar fundos para realizarem uma viagem este Verão. A viagem destina-se às crianças que vão frequentar pelo último ano ambos os centros de actividades de tempos livres. Assim e de forma a poderem concretizar este projecto, os C.A.T.L meteram “mãos à obra” e confeccionaram objectos alusivos ao Dia da Mãe, que se comemora no próximo dia 8 de Maio, e que já estão colocados à venda. Os dividendos desta venda servirão para ajudar na viagem de finalistas, à semelhança do que aconteceu com a iniciativa igualmente encetada no Dia dos Namorados. Saliente-se que todo o material utilizado na produção dos objectos é reciclado ou reaproveitado. Com esta iniciativa, pretende-se que as crianças dos Centros de Actividades de Tempos Livres de Lagoa e do CEFAL aprendam a reaproveitar e a reutilizar materiais de forma a obterem ganhos, nunca descurando quer a componente ambiente quer a imaginação.

terça-feira, 27 de abril de 2010

CEFAL acolhe “Aves nos Açores”


No âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade, que se comemora ao longo de 2010, e de forma a celebrar o seu primeiro aniversário, o CEFAL (gerido pela EML), a Associação Amigos do Calhau, e com a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa, Museu Carlos Machado e Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), assinala a efeméride com um vasto leque de actividades.
Nunca esquecendo a sua componente ambiental e educativa, o CEFAL promove, de 12 de Maio a 5 de Junho, um conjunto de actividades, destinadas à comunidade escolar do concelho de Lagoa. Sensibilizar os mais jovens para a importância e riqueza da biodiversidade bem como alertar para a preservação das espécies, nomeadamente das aves na Região, são alguns dos objectivos desta acção que se irá basear na exposição mencionada em epígrafe.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Crianças descobrem “Monumentos e EnCantos de Lagoa”















No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemorou a 18 de Abril, o Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL), em colaboração com a Empresa Municipal de Lagoa e a Câmara Municipal de Lagoa, assinalou a efeméride com uma visita guiada às mais emblemáticas estruturas físicas e naturais do concelho. Assim, durante três dias, o CEFAL proporcionou à comunidade escolar e aos Centros de Actividades de Tempos Livres do concelho uma visita guiada aos monumentos e locais paisagísticos de Lagoa. O Centro Social e Cultural da Atalhada (ATL de Água de Pau); o Centro Social e Cultural do Cabouco (Ludoteca Jovem +); o Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CATL) e a Escola EBJI Manuel Medeiros Guerreiro foram as instituições participantes na iniciativa que se revelou um sucesso e que cativou os mais jovens. 81 crianças foi o número de participantes nesta actividade.
Ao comemorar esta data, pretendeu-se oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, sensibilizar para a sua vulnerabilidade. Foi igualmente objectivo do CEFAL e das entidades promotoras despertar nos mais jovens não só o sentido de orgulho e pertença mas dar-lhes a conhecer a história presente em cada monumento, em cada encanto lagoense. Da religiosidade, presente nas igrejas, ermidas e conventos, à paisagem natural dos parques e miradouros passando pela cultura dos centros e museus, o concelho de Lagoa reveste-se de um vasto património arquitectónico e paisagístico presente em cada freguesia lagoense. Um património repleto de história e estórias que conferem ao concelho toda a peculiaridade que lhe é conhecida.
Do Rosário a Santa Cruz passando pelo Cabouco, Água de Pau e Ribeira Chã, a jornada aos Monumentos e Sítios de Lagoa revelou-se uma viagem no tempo encantadora.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

No Dia Mundial da Saúde “A brincar, a brincar vamos lá transpirar!”





Na passada quarta-feira, e no âmbito do Dia Mundial da Saúde, o CATL do CEFAL participou no programa A.G.I.R (Animação de Gerações e Intervenção Recreativa), um projecto da EML que ambiciona a dinamização de diversos espaços, nomeadamente alguns polidesportivos do concelho, como forma de ocupar e recriar os tempos livres da população em geral de uma forma mais activa, criativa e saudável. Assim e uma vez que se celebrava o Dia Mundial da Saúde, os CATL Lagoa e CEFAL, (geridos pela Empresa Municipal de Urbanização, Requalificação Urbana e Ambiental, e Habitação Social de Lagoa, E.M) e em colaboração com o Centro Social e Cultural do Cabouco e o Centro Social e Cultural da Atalhada, participaram na actividade “A Brincar, a brincar vamos lá transpirar!”, que teve lugar no Polidesportivo de Água de Pau. A “Brincar, a brincar vamos lá transpirar!” teve como principal objectivo promover o exercício físico e a alimentação saudável junto dos mais jovens através de diversos jogos lúdicos. Recorde-se que uma das linhas de acção da EML é a Educação e Formação fazendo parte das suas competências a manutenção do Parque Escolar do 1.º Ciclo, compreendendo cerca de 10 escolas, Lagoa Segura, Biblioteca Municipal, CATL, CEFAL, Pólos de Informática e Parques Infantis. O sector de educação e formação da EML tem procurado envolver não só a comunidade escolar, como todas as crianças e jovens, em actividades alusivas a diversas efemérides e que se têm pautado por uma grande adesão deste público-alvo, dinamizando a vertente educativa e formativa do concelho de Lagoa. O programa A.G.I.R é portanto mais uma iniciativa desta empresa, que se distingue das restantes por visar abranger, num futuro, diversos públicos-alvo.

CATL CEFAL em Páscoa ambiental






O Centro de Actividades de Tempos Livres do CEFAL aproveitou as férias da Páscoa para pôr a imaginação a funcionar e, assim, com muita criatividade assinalar a efeméride. Quadros com coelhinhos, bem como vasos com flores e marionetas de pintainhos foram alguns dos trabalhos, alusivos à Páscoa, elaborados pelas crianças do CATL do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa. Cartão, algodão, aparas de lápis de cor, rolos de papel higiénico, garrafas de água, jornal, e restos de cartolina foram alguns dos materiais reaproveitados e reciclados utilizados na confecção dos originais trabalhos. O CATL do CEFAL, nunca descurando a componente ambiental que o caracteriza, com essa panóplia de actividades pretendeu demonstrar que é possível através do reaproveitamento de materiais e imaginação produzir trabalhos criativos a custo zero.

CEFAL assinala Dia Mundial da Agricultura






O CATL do CEFAL celebrou na passada sexta-feira o Dia Mundial da Agricultura. Para assinalar a efeméride, as crianças do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa tiveram a oportunidade de criar o seu próprio pé de feijão, através de germinação. Recorrendo ao calor e humidade, bem como a um fraco de vidro, água, algodão e feijão, as crianças do CEFAL puderam germinar o seu próprio pezinho de feijão. Esta foi uma actividade que muito agradou às crianças do CEFAL, uma vez que participaram e assistiram a cada etapa da actividade, ficando muito contentes cm o resultado da mesma. Com esta actividade, o Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa pretendeu não só assinalar a data mas também envolver as crianças na prática numa actividade tão nobre como é a agricultura.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

CEFAL assinala “Monumentos e EnCantos de Lagoa”



No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora a 18 de Abril, o Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL), em colaboração com a Empresa Municipal de Lagoa e a Câmara Municipal de Lagoa, assinala a efeméride com uma visita guiada às mais emblemáticas estruturas físicas e naturais do concelho. Assim, nos dias 5, 8, 9 e 16 de Abril, o CEFAL proporciona à comunidade escolar e aos Centros de Actividades de Tempos Livres do concelho uma visita guiada aos monumentos e locais paisagísticos de Lagoa.
Ao comemorar esta data, pretende-se oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, sensibilizar para a sua vulnerabilidade. É igualmente objectivo do CEFAL e das entidades promotoras despertar nos mais jovens não só o sentido de orgulho e pertença mas dar-lhes a conhecer a história presente em cada monumento, em cada encanto lagoense. Da religiosidade, presente nas igrejas, ermidas e conventos, à paisagem natural dos parques e miradouros passando pela cultura dos centros e museus, o concelho de Lagoa reveste-se de um vasto património arquitectónico e paisagístico presente em cada freguesia lagoense. Um património repleto de história e estórias que conferem ao concelho toda a peculiaridade que lhe é conhecida.
Do Rosário a Santa Cruz passando pelo Cabouco, Água de Pau e Ribeira Chã, a jornada aos Monumentos e Sítios de Lagoa promete ser uma viagem no tempo encantadora.