sexta-feira, 26 de março de 2010

Dia da Árvore e o Dia da Água comemorados no CEFAL


No âmbito dos Dias da Árvore e da Água, que se comemoraram a 21 e a 22 de Março, respectivamente, o Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) promoveu de 22 a 25 de Março um vasto leque de actividades de forma a assinalar estas efemérides. Para assinalar a data, desenvolveu-se o jogo "Sabichões da Água", seguido da leitura das histórias “A menina gotinha de água” e “A floresta d’água”. A leitura destas histórias foi completada com uma explicação acerca do Ciclo da Água, seguindo-se o visionamento de vídeos sobre sensibilização ambiental e, a terminar, o atelier “O meu oceano ecológico”, elaborado com materiais recicláveis.


Nunca descurando a componente ambiental que o caracteriza, O CEFAL, com esta iniciativa, pretendeu não só sensibilizar os mais jovens para a preservação e cuidados a ter com as árvores e a água bem como alertar para as mais-valias desses elementos tão essenciais para a vida no planeta. As actividades promovidas pelo CEFAL foram um verdadeiro sucesso, tendo passado de segunda a quinta-feira (22 a 25 de Março) cerca de 230 crianças pelo CEFAL, oriundas quer de Escolas Básicas/Jardins Infâncias quer de CATL's do concelho de Lagoa.

segunda-feira, 22 de março de 2010

“Limpar Portugal” na Lagoa



O Sector de Educação e Formação da Empresa Municipal de Lagoa (EML) juntou-se, no passado sábado, dia 20 de Março, ao Centro Social e Cultural do Cabouco e aos Amigos do Calhau, no âmbito da iniciativa nacional “Limpar Portugal”. Esta acção teve como principal objectivo juntar o maior número de voluntários e parceiros de forma a tornar Portugal continental e insular mais limpo. Para tal, foi indispensável a colaboração da Higiaçores, do Grupo “Limpar Portugal” de Ponta Delgada e da Poupadinha que contribuíram quer através de recursos humanos quer físicos para o êxito da actividade. Para o sucesso deste projecto, que consistiu em meter “mãos à obra” e limpar zonas do concelho de Lagoa, contribuiu ainda a preciosa ajuda da Câmara Municipal de Lagoa. Assim, no passado sábado, dezenas de parceiros e voluntários uniram-se em prol de uma Lagoa mais limpa e saudável. Refira-se que esta iniciativa na Lagoa incidiu nas freguesias do Rosário (Portinho de S. Pedro), Cabouco (Zona Industrial) e Água de Pau (Miradouro do Pisão).

sexta-feira, 19 de março de 2010

CATL CEFAL comemora Dia do Pai




O Centro de Actividades de Tempos Livres do CEFAL celebrou esta sexta-feira o Dia de São José, ou seja o Dia do Pai. Na ocasião, e para assinalar a data, as crianças do CATL do CEFAL, usando a imaginação e materiais reaproveitados e reciclados, procederam à elaboração de um bloco de notas para oferecerem aos seus progenitores. Cartão, tampas de plástico, molas de roupa, papel crespo, entre outros, foram alguns dos materiais utilizados na confecção da original prenda. O Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa, com esta iniciativa, pretende não só assinalar a data, mas também alertar e sensibilizar as crianças e pais para a criação de presentes originais, amigos do Ambiente, e quase a custo zero.

CEFAL comemora o Dia da Árvore e o Dia da Água


No âmbito dos Dias da Árvore e da Água, que se comemoram a 21 e a 22 de Março, respectivamente, o Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) promove de 23 a 25 de Março um vasto leque de actividades de forma a assinalar estas efemérides. Das actividades a realizar, vocacionadas para o ensino pré-escolar, 1º ciclo e Centros de Actividades de Tempos Livres (CATL) do concelho de Lagoa, destacam-se a rubrica “Hora do Conto” com as histórias “A menina gotinha de água” e “A floresta d’água”; o visionamento de vídeos sobre sensibilização ambiental e, a terminar, o atelier “O meu oceano ecológico”, elaborado com materiais recicláveis. Nunca descurando a componente ambiental que o caracteriza, O CEFAL, com esta iniciativa, pretende não só sensibilizar os mais jovens para a preservação e cuidados a ter com as árvores e a água bem como alertar para as mais-valias desses elementos tão essenciais para o equilíbrio do planeta. Ainda no âmbito da comemoração do Dia da Árvore e do Dia da Água, o CEFAL, em colaboração com a Ecoteca de Lagoa, promove, no dia 22 de Março, uma visita à nascente e Estação de Tratamento de Águas Residuais dos Remédios e ao projecto de erradicação de plantas invasoras na Lagoa do Fogo. Estas actividades, a terem lugar no dia 22 de Março, estão vocacionadas para o público escolar e têm como principal objectivo dar a conhecer a dinâmica de alguns projectos que se realizam por todo o concelho de Lagoa em prol do Ambiente.

terça-feira, 9 de março de 2010

CEFAL vai “Limpar Lagoa”!

O Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) alia-se no próximo dia 20 de Março à iniciativa nacional “Limpar Portugal”. Trata-se de uma iniciativa cujo principal objectivo passa por juntar o maior número de voluntários e parceiros de forma a tornar Portugal continental e insular mais limpo. Assim e nunca descurando a sua componente ambiental e a comunidade onde se insere, o CEFAL, a 20 de Março, irá meter “mãos à obra” e limpar as zonas nevrálgicas do concelho de Lagoa. Zonas costeiras, possíveis depósitos de lixo e lixeiras do concelho serão alvo de uma intervenção por parte do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa e dos seus associados. Saliente-se que o CEFAL ao juntar-se a esta actividade pretende não só alertar a comunidade para a importância da limpeza do concelho mas também integrá-la e sensibilizá-la para a mais-valia de um concelho limpo. Banir o lixo que diariamente é ilegalmente depositado por todo o concelho será o móbil desta acção. Refira-se que todos os interessados que quiserem ajudar a tornar a Lagoa um sítio mais limpo podem consultar e inscrever-se no sítio do projecto na internetwww.limparportugal.org, no grupo Lagoa. Para participar basta boa vontade e mãos à obra.