terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

C.A.T.L CEFAL visita BML



O C.A.T.L do CEFAL visitou esta segunda-feira a Biblioteca Municipal de Lagoa (BML). Na ocasião, as crianças do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa tiveram a oportunidade de conhecer a dinâmica, funcionamento, regras e comportamentos a adoptar numa biblioteca através da projecção de diversos slides animados. Depois de uma visita guiada pelo edifício, o C.A.T.L do CEFAL participou num Bibliopaper que consistia na descoberta da própria Biblioteca e do seu vasto espólio. Após o terminus da actividade, todas os participantes leram um livro à escolha. Esta foi mais uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Lagoa que teve como principais objectivos incutir, a brincar, o gosto pela leitura junto dos mais novos e sensibilizá-los para a mais-valia das bibliotecas no seu desenvolvimento e formação pessoal.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

C.A.T.L do CEFAL enche de cor e alegria ruas do Rosário







Como havíamos anunciado oportunamente, o C.A.T.L do CEFAL participou no passado dia 14 de Fevereiro no Corso de Carnaval promovido pela Junta de Freguesia do Rosário. O C.A.T.L do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa vestiu-se a rigor e subordinado ao tema Reciclagem encheu as principais artérias da freguesia do Rosário de cor, animação e diversão. Festa e folia foram as palavras de ordem num vasto e colorido desfile. Aproveitando a ocasião, as crianças do CEFAL não deixaram de alertar e sensibilizar a comunidade lagoense para a importância da Reciclagem. Aqui ficam algumas das imagens dos foliões do C.A.T.L do CEFAL.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

C.A.T.L do CEFAL promove Ambiente em Corso Carnavalesco





É já este domingo, dia 14 de Fevereiro, que o C.A.T.L do CEFAL participa no Corso de Carnaval promovido pela Junta de Freguesia do Rosário. À semelhança de edições anteriores, o desfile percorrerá as principais artérias da freguesia do Rosário. Aliando-se a uma época festiva como é o Carnaval, o C.A.T.L do CEFAL pretende com a sua participação alertar e sensibilizar a comunidade, de forma divertida e colorida, para a importância da Reciclagem. Saliente-se que todo o material utilizado para a confecção dos fatos é reciclado e/ou reaproveitado. Assim este domingo além de muita cor e diversão espera-se também que a comunidade lagoense fique sensibilizada para a mais-valia da Reciclagem.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

“Nuvem de Neve” e “Idade do Gelo 3” no CEFAL




“Nuvem de Neve” de Xabier P. Docampo foi a obra escolhida para a rubrica “Hora do Conto” promovida semanalmente pela Biblioteca do CEFAL.” Trata-se da história de uma menina que esconde na arca frigorífica da sua casa o segredo dos nevões. Roubou ao céu uma grande nuvem de neve para poder usar os flocos segundo a sua vontade. Será que ela vai conseguir vestir de neve os dias de sol? Este é o mote para uma história que aborda as estações do ano e a importância de cada uma delas para o equilíbrio da natureza. Depois da “Hora do Conto” e de se ter estabelecido um diálogo com as crianças do C.A.T.L do CEFAL sobre a temática do conto, as mesmas tiveram a oportunidade de ver o filme “A Idade do Gelo 3 – Despertar dos Dinossauros”.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

“A Idade do Gelo 3 – Despertar dos Dinossauros” no CEFAL


Durante o mês de Fevereiro a Sala de Actividades do CEFAL exibe todas as quartas-feiras às 14h15 o filme de animação “A Idade do Gelo 3 – Despertar dos Dinossauros”. Este é o terceiro filme da saga “A Idade do Gelo”, um verdadeiro êxito de bilheteiras por todo o mundo. Neste terceiro filme da saga, reencontramos o estranho e ecléctico grupo de amigos da Idade do Gelo: Manny e Ellie, dois mamutes que impacientemente esperam o nascimento da sua primeira cria; Scrat, o esquilo louco por bolotas que não desiste de as procurar (e que encontra Scratte, a sua possível alma gémea); Diego, o tigre-dentes-de-sabre, muito preocupado com o facto de estar a perder o seu instinto predador; e, finalmente, Sid, a adorável e verborreica preguiça, que desta vez se mete ainda em maiores sarilhos. Sid decide formar uma família e roubar três ovos de dinossauro. E enquanto o grupo tenta salvar Sid, que acaba por ir parar a um estranho mundo debaixo do gelo, dão de caras com Buck, uma estranha doninha de um só olho, obcecada pela caça aos dinossauros.
Todos juntos acabam por viver mais uma aventura imperdível. Um filme povoado de humor e peripécias a não perder. Com esta iniciativa, o CEFAL pretende não só fazer chegar aos mais novos um verdadeiro êxito de bilheteira, dando-lhes a oportunidade de assistir às aventuras das sui generis personagens de animação bem como dinamizar a sua Sala de Actividades. Refira-se que as sessões de cinema são abertas ao público de todas as idades.

C.AT.L Lagoa e C.A.T.L CEFAL angariam fundos para viagem de finalistas




No âmbito da viagem de finalistas, as crianças dos C.A.T.L Lagoa e CEFAL uniram esforços para angariar fundos para realizarem uma viagem este Verão. A viagem destina-se às crianças que vão frequentar pelo último ano ambos os centros de actividades de tempos livres. Assim e de forma a poderem concretizar este projecto, os C.A.T.L meteram “mãos à obra” e confeccionaram objectos alusivos ao Dia dos Namorados que serão colocados à venda no próximo dia 12 de Fevereiro. Os dividendos desta venda servirão para ajudar na viagem de finalistas. Saliente-se que todo o material utilizado na produção dos objectos é reciclado ou reaproveitado. Com esta iniciativa, pretende-se que as crianças dos Centros de Actividades de Tempos Livres de Lagoa e do CEFAL aprendam a reaproveitar e a reutilizar materiais de forma a obterem ganhos.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

C.A.T.L do CEFAL comemora Dia das Amigas







Na passada quinta-feira, o C.A.T.L do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) comemorou o Dia das Amigas. Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de partilhar e definir conceitos de amizade bem como a sua importância. Segundo as crianças do C.AT.L do CEFAL, ser amigo é “respeitar as diferenças”; “estar com os amigos nas horas boas e más “ e “ser verdadeiro”. Após exporem as suas definições de amizade e do que é ser amigo, o C.A.T.L realizou um cartaz alusivo ao tema. Posteriormente, as crianças através do aproveitamento de materiais elaboraram colares de massas e pintaram-nos de forma a presentear uma “amiga invisível”. Com esta iniciativa, o C.A.T.L do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa pretendeu promover os valores inerentes à amizade, nomeadamente o respeito, a confiança e a sinceridade bem como estimular a criatividade das crianças na confecção dos presentes, nunca esquecendo a componente ambiental que caracteriza o CEFAL.