terça-feira, 29 de dezembro de 2009

C.A.T.L Lagoa visita CEFAL




Esta terça-feira, a Biblioteca do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) recebeu a visita do Centro de Actividades e Tempos Livres de Lagoa. No âmbito desta quadra natalícia, os meninos do C.A.T.L Lagoa tiveram a oportunidade de ouvir, na rubrica “Natal é no CEFAL”, promovida pela Biblioteca, o conto “Um Natal Encantado” da autora açoriana Susana Teles Margarido. Seguidamente, as crianças elaboraram um Pai Natal recorrendo a colagens com algodão e pintura com guache. Esta iniciativa insere-se no conjunto de actividades promovidas pelo CEFAL para esta época, altura em que os mais novos se encontram de férias.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

“Natal com Afectos” no Cine Teatro Lagoense







“Natal com Afectos” foi o espectáculo que subiu ao palco do Cine Teatro Lagoense no passado dia 19 de Dezembro. Resultado da colaboração entre o Centro de Actividades de Tempos Livres (CATL) do CEFAL e do CATL de Lagoa, “Natal com Afectos” juntou as duas instituições num espectáculo único, que envolveu as crianças dos dois C.A.T.L. Música, Dança e Teatro, que privilegiaram a consciência ambiental bem como sentimentos de partilha, lealdade, amizade e generosidade, foram o mote para um espectáculo que durou cerca de duas horas e que encheu o Cine Teatro Lagoense. O espectáculo iniciou-se com uma reflexão, que abordava a importância da acção dos adultos, enquanto agentes educativos, no comportamento das crianças. Depois teve lugar a actuação do coro “Cantar aos Afectos”. Através de músicas natalícias, ambos os C.A.T.L lembraram a importância dos afectos. Posteriormente, o CEFAL, nunca descurando a componente ambiental, apresentou a “Dança das Árvores”. Com este momento de dança pretendeu-se chamar a atenção dos presentes para a mais-valia de um mundo limpo e ecológico. Seguiu-se a peça de teatro O Príncipe Feliz, de Oscar Wilde, que ficou a cargo do CATL de Lagoa. Neste clássico da literatura, estiveram em destaque valores como os da amizade, lealdade e generosidade, tão importantes para o desenvolvimento pessoal e humano. Ao longo das duas horas de espectáculo, houve ainda lugar para fazer uma visita ao passado e lembrar, através da projecção de um vídeo, todas as actividades desenvolvidas pelos dois centros ao longo do ano. A terminar o espectáculo, o presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, e a presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal de Lagoa, Elisabete Tavares, brindaram todas as crianças com presentes. O filho do Pai Natal também não faltou ao “Natal com Afectos” e presenteou o presidente da CML, a presidente da EML, e todos os pais presentes no Cine Teatro Lagoense. O CATL do CEFAL com esta iniciativa pretendeu sensibilizar a comunidade envolvente para a importância de comportamentos pró-ambientalistas, nunca esquecendo o espírito natalício.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

“Um Natal Encantado” no CEFAL







Durante a quadra natalícia, a Biblioteca do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) acolhe na “Hora de Conto” a rubrica “Natal é no CEFAL”. Até 30 de Dezembro este espaço semanal privilegiará apenas contos e histórias de Natal. Esta quarta-feira “Um Natal Encantado” da autora açoriana Susana Teles Margarido foi a obra escolhida para iniciar esta nova rubrica. António vive numa floresta maravilhosa, rodeado de seres fantásticos. Um dia conhece Constância, uma menina órfã, que deseja ter uma família e uma noite de Natal. Conseguirá este rapazinho ajudar a amiga a realizar o seu sonho? É este o mote para uma história surpreendente que nos transporta para o universo da fantasia, onde habitam fadas e duendes sem nunca descurar a importância da magia do Natal. Os meninos do C.A.T.L do CEFAL, após terem ouvido o conto “Um Natal Encantado”, tiveram ainda a oportunidade de elaborar individualmente um Pai Natal, personagem sempre presente na história, recorrendo a colagens com algodão e a pintura com guaches. A Biblioteca do CEFAL com a “Hora do Conto” pretende continuar a incrementar hábitos de leitura junto dos mais jovens bem como o gosto pela mesma.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Tradição mantém-se: C.A.T.L do CEFAL escreve ao Pai Natal







A poucos dias do Natal, os meninos do C.A.T.L do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) escreveram uma carta ao Pai Natal com os seus respectivos pedidos. Brinquedos, material escolar e votos de Paz e Saúde foram os pedidos mais recorrentes. Uma vez que o Pai Natal está sempre atento aos comportamentos das crianças durante todo o ano, e de forma que possam ser presenteadas pelo velhinho das barbas brancas, os meninos do C.A.T.L não se esqueceram de referir como se têm portado. Com esta iniciativa, o CEFAL pretende não só estimular a escrita como também manter viva a tradição junto dos mais jovens. Após terem finalizado as cartas com destino ao Pólo Norte, os meninos do CEFAL foram entregá-las à estação de correios da Lagoa. Agora é esperar pela noite de Natal para ver se os seus pedidos foram aceites…

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Exposição de árvores ecológicas no CEFAL








Está patente até dia 15 de Janeiro de 2010 na Sala de Actividades do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) uma exposição de árvores de Natal ecológicas. A exposição insere-se no concurso "Natal em Ecologia" promovido pelo CEFAL e destinado a todas as instituições educativas e sociais do concelho de Lagoa. O desafio consistia em elaborar uma árvore de Natal, segundo critérios ecológicos, através da reutilização e reciclagem de diversos materiais, apelando à capacidade criativa e à consciência ambiental na quadra natalícia. Jornais, esfregonas, tampas, garrafas de plástico, pacotes de leite, esferovite, cartão e caixas de ovos, entre outros, foram alguns dos materiais utilizados na elaboração das árvores. Saliente-se que a concurso estão dez árvores, sendo que o mesmo é disputado em seis categorias, quatro das mesmas correspondem aos diversos níveis de ensino, uma aos diversos C.A.T.L e uma a Lares de Idosos e Centros de Dia do Concelho de Lagoa. Os vencedores nas diferentes categorias serão anunciados a 8 de Janeiro. Os vencedores (1º lugares) nas diferentes categorias serão premiados e os restantes participantes receberão um certificado de participação. Até dia 15 de Janeiro todos os interessados poderão visitar, na Sala de Actividades do CEFAL, a exposição que prima pela originalidade e criatividade das instituições participantes. Refira-se que ao desenvolver este projecto o CEFAL assume um papel activo na comunidade local, procurando essencialmente despertar para uma consciência ambiental, sobretudo numa época cada vez mais associada ao consumismo e ao desperdício.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Natal ambiental no CEFAL






















O espírito natalício invadiu o Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL). Árvores, presépios e decorações alusivas à quadra natalícia "vestem" o CEFAL de forma ecológica. Refira-se que todos os materiais utilizados na elaboração dos adornos são reutilizados e recicláveis. Entre os diversos materiais (re)utilizados destacam-se as garrafas de plástico; caixas de ovos; embalagens de iogurte; guarda-chuva; jornais e esferovite. O CEFAL com esta iniciativa mostra que, através da criatividade e de atitudes pró-ambientalistas, é possível ter-se um Natal original quase a custo zero. Saliente-se que durante esta época festiva o CEFAL tem programado um conjunto de actividades alusivas à quadra natalícia, nomeadamente a Hora do Conto com a rubrica "Natal é no CEFAL", visionamento de filmes e expressão plástica, entre outras.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A “Estrela Dourada” na Biblioteca do CEFAL




"A Estrela Dourada" de Diana Dias foi a obra escolhida esta quarta-feira para a "Hora do Conto" semanalmente dinamizada pela Biblioteca do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL). Trata-se da história de uma menina que observa o céu e sonha que um dia dará as mãos a todas as estrelas, fazendo uma grande roda à volta do mundo. Uma história sobre estrelas que nos transporta para o universo mágico dos sonhos. Na ocasião, os meninos do CEFAL puderam ainda criar e pintar a sua própria estrela, atribuindo-lhes um nome.
A Biblioteca do CEFAL pretende com a "Hora do Conto", que ocorre semanalmente, despertar e incutir o gosto pela leitura entre os mais novos, levando-os a criar hábitos que incluam a leitura de livros, tão importante para o desenvolvimento humano e pessoal.

Concurso “Natal em Ecologia” já mexe no CEFAL


A poucos dias da entrega, os meninos do C.A.T.L do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) já meteram mãos à obra na preparação da árvore de Natal, destinada ao concurso "Natal em Ecologia". Criatividade e materiais reaproveitados são os requisitos para o concurso promovido pelo CEFAL e que se destina às várias entidades educativas e sociais do concelho de Lagoa. Refira-se que o desafio foi lançado, sendo a reciprocidade das instituições bastante significativa. O Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa pretende com esta iniciativa sensibilizar para a reutilização e reciclagem de diversos materiais; desenvolver a capacidade criativa e contribuir para uma consciência ambiental na quadra natalícia.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

CEFAL acolhe “Boas Práticas Alimentares” a brincar




Jogos, dramatização e muitas brincadeiras foram o mote para uma sessão de "Educação para a Saúde" realizada segunda-feira no Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL). Subordinada ao tema "Obesidade", na sessão foram abordadas importantes temáticas como as boas e más práticas alimentares; as repercussões das mesmas no desenvolvimento físico e intelectual das crianças; a mais-valia do exercício físico e a necessidade de uma alimentação saudável e equilibrada ao longo da vida. Na ocasião, as crianças do CEFAL tiveram ainda oportunidade de se pesarem e medirem para verem se estavam ou não no "bom caminho" para uma "mente sã em corpo são". Através de uma abordagem lúdico-pedagógica, as crianças do C.A.T.L do CEFAL foram sensibilizadas e alertadas para a importância da alimentação, tendo reagido com bastante entusiasmo aos esclarecimentos, jogos e conselhos dos alunos do 2º ano da Licenciatura em Ensino Básico da Universidade dos Açores. O CEFAL com mais esta iniciativa pretende continuar a complementar e enriquecer o trabalho realizado pelos estabelecimentos de ensino do concelho de Lagoa. Desta feita, o Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa aliou-se à Universidade dos Açores de forma a incutir nos mais jovens comportamentos alimentares saudáveis.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

CEFAL recebe sessão de “Educação para a Saúde”


Na próxima segunda-feira, dia 7 de Dezembro, o C.A.T.L do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa recebe uma sessão de Educação para a Saúde, subordinada ao tema "Obesidade", orientada por alunos do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica da Universidade dos Açores. Nessa sessão serão abordadas temáticas como os bons e maus hábitos alimentares e a consequência dos mesmos no processo de crescimento e desenvolvimento físico e intelectual dos jovens. Desta forma, o CEFAL alia-se à prestigiada instituição académica açoriana para alertar e sensibilizar os mais novos para a importância de uma alimentação saudável e equilibrada ao longo da vida.

“Natal em Ecologia” no CEFAL


Com o objectivo de sensibilizar para a reutilização e reciclagem de diversos materiais; desenvolver a capacidade criativa e contribuir para uma consciência ambiental na época natalícia, o Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) promove o concurso "Natal em Ecologia" vocacionado para as instituições educativas e sociais do concelho de Lagoa, desafiando-as a elaborar uma árvore de Natal, segundo critérios ecológicos. O concurso será disputado em seis categorias, quatro das quais correspondem aos diversos níveis de ensino, uma aos diversos C.A.T.L e uma a Lares de Idosos e Centros de Dia do concelho de Lagoa. Os vencedores (1º lugares) nas diferentes categorias serão premiados e os restantes participantes receberão um certificado de participação. Quanto ao prazo de entrega dos trabalhos, este termina a 12 de Dezembro. Refira-se que, ao desenvolver este projecto, o CEFAL assume um papel activo na comunidade local, procurando essencialmente despertar para uma consciência ambiental, sobretudo numa época cada vez mais associada ao consumismo e ao desperdício.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CEFAL promoveu “Semana do Cagarro”






O Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) promoveu de 23 a 27 de Novembro a Semana “Conhecer o Cagarro”, numa iniciativa que se insere num conjunto de actividades educativas desenvolvidas pelo CEFAL para o ano lectivo 2009/2010.
A Semana “Conhecer o Cagarro” foi vocacionada para os alunos do pré-escolar e do 1º e 2º ciclos dos estabelecimentos de ensino do concelho de Lagoa e teve como objectivo primordial dar a conhecer o cagarro, os seus hábitos, alertando e sensibilizando para a necessidade de proteger esta espécie que nidifica nos Açores, contribuindo, assim, para uma maior consciência ecológica.
Desta acção fez parte um vasto leque de actividades que engloba a Exposição "O enCanto dos cagarros"; Hora do Conto "História do Zeca Garro"; Exposição "História do Conto - como nasce um livro" bem como um momento de expressão plástica alusivo à temática.
Durante os cinco dias de exposição passaram pelo CEFAL dezenas de alunos que puderam, assim, tomar contacto com uma temática actual, consciencializando-se para a necessidade de preservar esta espécie tão frágil.
O CEFAL pretendeu, desta forma, criar e aliar momentos de aprendizagem aos de lazer, enriquecendo e complementando o trabalho desenvolvido pelas escolas do concelho. Refira-se que esta iniciativa promovida pelo CEFAL contou com a colaboração das Ecotecas de Lagoa e de Ponta Delgada, bem como com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa e Empresa Municipal de Lagoa.