terça-feira, 27 de outubro de 2009

Decorações a preceito







O Halloween aproxima-se e como tal o CEFAL encontra-se já a ser decorado para a ocasião. Bruxas, gatos, morcegos, abóboras e aranhas são alguns dos adornos que se encontram espalhados por todo o nosso edifício dando um ar sombrio mas ao mesmo tempo colorido tal como exige esta data. De referir que todos os adornos são realizados a partir da reutilização dos mais diversos materiais, como garrafas de plástico e rolos de papel, entre outros.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Chapéus de bruxa com muita criatividade




Já foram entregues os chapéus referentes ao concurso alusivo ao Halloween. Trata-se de uma actividade que promove o envolvimento das famílias e os chapéus serão utilizados pelas crianças do CATL do CEFAL quando, no dia 30 de Outubro, percorrerem as ruas do Rosário a pedir “doces ou travessuras". O resultado da votação para o melhor chapéu será anunciado no próximo dia 29 de Outubro.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Hora de conto: A árvore generosa


A Biblioteca do CEFAL serviu ontem de cenário a mais uma hora de conto, desta feita com a leitura do livro "A Árvore Generosa". Trata-se da história de uma árvore que abdicou de tudo ao longo da sua vida para proporcionar alegria a um menino que, eventualmente, cresceu tendo sempre sido ajudado por esta árvore quando mais precisou. Os anos passaram e a árvore passou de um local de brincadeira, para um lugar onde o menino foi buscar maçãs para vender e ter dinheiro, ramos para construir uma casa e um tronco para construir um barco. No final, sendo nada mais do que um simples toco, a árvore ainda foi "generosa" o suficiente para o oferecer como local de repouso para o já velho "menino".

Esta foi mais uma história dinamizada pela Biblioteca do CEFAL através da sua hora de conto, uma iniciativa que pretende despertar e dinamizar o gosto pela leitura entre os mais novos, levando-os a criar hábitos que incluam a leitura de livros, tão importante para o desenvolvimento humano e pessoal.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Reutilizar materiais para o Halloween




Seguindo a nossa política ambiental, todos os adereços para o Halloween no CEFAL estão a ser realizados utilizando os mais variados tipos de materiais. Este é um bom exemplo de como se pode dar asas à imaginação com os materiais mais comuns e vulgares, transformando-os em autênticas obras de arte.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Halloween: preparativos continuam






Findo as actividades relacionadas com o Dia Mundial da Alimentação, a atenção recai agora sobre o Halloween e a azáfama já se apoderou de todas as áreas do CEFAL, nomeadamente o CATL. A manhã de hoje foi preenchida com alguns preparativos a nível decorativo como a elaboração de uma bruxa que ficará exposta a 30 de Outubro. Para a sexta-feira de Halloween reservam-se muitas surpresas...

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A Roda dos Alimentos






Na sequência das actividades desenvolvidas no CEFAL alusivas ao Dia Mundial da Alimentação, o CATL promoveu uma actividade subordinada à Roda dos Alimentos em que as crianças que frequentam aquele espaço estiveram a colocar diversos alimentos nas categorias a que pertecem a fim de elaborarem a roda dos alimentos. Para além disso cada criança elaborou a sua refeição equilibrada através da colagem de diversos alimentos num prato de papel.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Conselhos para uma alimentação equilibrada


Na sequência das actividades desenvolvidas pelo CEFAL em prol dos bons hábitos alimentares, foi realizado na Sala de Actividades uma apresentação em Powerpoint destinada a elucidar os mais novos sobre quais as vantagens de uma alimentação equilibrada e quais os alimentos que melhor contribuem para esse mesmo equilíbrio.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Jogo da Alimentação


Foi sob a égide dos bons hábitos alimentares que se promoveu hoje o Jogo da Alimentação. Tratou-se de um jogo dirigido às nossas crianças do CATL mas também a todos os interessados que pretendeu chamar a atenção para as boas práticas alimentares e a adopção de estilos de vida saudáveis através de uma forma lúdica. Em grupos de 2 e de 3 as crianças que participaram aprenderam de uma maneira divertida a importância de uma alimentação equilibrada após terem ouvido uma história acerca da necessidade de terem refeições saudáveis.

Alimentação em destaque




Hoje é o Dia Munidal da Alimentação e como tal o CEFAL não deixou de se associar a esta efeméride. Apesar de só amanhã ser assinalado no CEFAL, ultimaram-se hoje alguns pormenores como a Roda dos Alimentos, uma actividade a ser desenvolvida amanhã e em que as crianças do CATL irão montar os alimentos na mesma, para assim aprenderem as diversas categorias da Roda dos Alimentos, para além de ainda elaborarem o seu prato com estes alimentos de cartão, por forma a construirem a sua alimentação equilibrada. Esta será, decerto, uma actividade a que as crianças do CATL do CEFAL não irão passar ao lado, mostrando que cada vez mais se deve promover estilos de vida saudáveis em que a alimentação se assume como um dos principais factores.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Concurso “O melhor Chapéu de bruxa e de bruxo”

O CATL do CEFAL realiza pela primeira vez um concurso alusivo ao Halloween e com o envolvimento das famílias. O objectivo será o da criança criar, com a ajuda de pelo menos um familiar, um chapéu alusivo à época que servirá para que no dia 30 de Outubro as crianças do CATL percorram as ruas do Rosário a pedir “doces ou travessuras”.
Os chapéus, realizados com a cartolina fornecida pelo CEFAL, deverão ser entregues até 23 de Outubro sendo que a votação do melhor chapéu será realizada entre os dias 26 e 28 de Outubro, sendo o resultado anunciado a 29 de Outubro.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Preparação para o Halloween






A cerca de 15 dias do Halloween, o CATL do CEFAL encontra-se já a preparar a decoração alusiva a esta época do ano que será comemorada no próximo dia 30 de Outubro por todas as nossas crianças. Para já, estão a ser elaboradas as decorações qiue irão "vestir" a rigor as nossas salas do CEFAL.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação




No próximo dia 16 de Outubro o CEFAL irá assinalar o Dia Mundial da Alimentação com uma série de actividades que se irão desenrolar na Sala de Actrividades e Biblioteca. Um jogo sobre a alimentação, uma história sobre bons hábitos alimentares e diversas explicações sobre os mesmos são algumas das actividades a desenvolver neste dia. A alimentação equilibrada e os bons hábitos alimentares têm sido um dos aspectos mais importantes na adopção de estilos de vida saudáveis a que o CEFAL não quer deixar de se associar neste dia tão importante.
Para já decorre a preparação de todas as actividades, nomeadamente na elaboração do jogo sobre a alimentação.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CEFAL e ECOTECA juntos pela sustentabilidade da Lagoa

O novo ano escolar no Concelho de Lagoa promete dar muita atenção às questões ambientais. O Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL), gerido pela Empresa Municipal de Lagoa, em parceria com a ECOTECA da Lagoa, gerida pelo OVGA, irão promover uma série de actividades destinadas a sensibilizar a população mais jovem para a necessidade da preservação do meio ambiente, incutindo uma consciência ambiental e atitudes ecológicas.
Trata-se de um programa que se dirige ao público escolar, pretendendo fazer parte das suas actividades lectivas no âmbito da educação ambiental e dando ferramentas para que o mesmo público-alvo tenha também uma postura activa, daí que algumas actividades sejam direccionadas para este último aspecto.
Neste sentido irá decorrer já a partir do próximo dia 6 de Outubro uma exposição do Centro Ambiental do Priolo, na Ecoteca de Lagoa subordinada ao tema “O Priolo e a Laurissilva” que se destina ao público escolar desde o pré-escolar até ao secundário, por pré-marcação, e que ficará patente até ao próximo dia 16 de Outubro.
Para além desta actividade está prevista ainda no decorrer do presente ano lectivo a Campanha "Ideias Brilhantes" cujo intuito é o de apelar à poupança e eficiência energética em que irão ser distribuídas informações com dicas para uma melhor utilização da energia eléctrica pelas diversas instituições educativas e locais públicos.
Prevista está também a plantação de árvores e visitas de estudo às nascentes e poços de abastecimento de água do Concelho de Lagoa no âmbito da comemoração do Dia da Árvore e da Água a 22 de Março de 2010, sendo que entre 24 e 28 de Maio assinalar-se-á a Semana da Energia com a promoção de diversas actividades lúdico-pedagógicas que visarão sensibilizar para a importância das energias renováveis.
Todas estas actividades serão desenvolvidas pelo CEFAL e Ecoteca de Lagoa, que se juntam assim, mais uma vez, reunindo sinergias na promoção e defesa do ambiente através da consciencialização da população, nomeadamente a escolar.