terça-feira, 25 de agosto de 2009

Como é feito o chá?





Foi no Porto Formoso, na fábrica de chá local, que as nossas crianças do CATL aprenderam o elaborado processo de preparação desta planta de infusão.
Guiados por um responsável daquela fábrica, as nossas crianças puderam observar as várias etapas da colheita e preparação do chá, um produto da natureza e do qual São Miguel possui as únicas fábricas de toda a Europa. No final da visita, as nossas crianças tiveram direito à já tradicional prova de chá.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Hora de conto na biblioteca



A biblioteca do CEFAL acolheu hoje uma hora de conto para as crianças do CATL. Com o objectivo de despertar e incentivar o gosto da leitura entre os mais jovens, o conto de ontem pretendeu dar a conhecer mais alguns aspectos da vida marinha e da preservação de espécies em aquários. Para tal foi-lhes lida a história "Os bochechas querem saber o que é um aquário" e durante toda a história foram sendo colocadas algumas questões que as crianças responderam entusiasticamente. A biblioteca do CEFAL irá continuar a realizar acções deste tipo, esperando-se que as crianças comecem, cada vez mais, a optar pela prática da leitura nos seus tempos livres.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dia no Pinhal da Paz




O Pinhal da Paz foi o destino do passeio de hoje das crianças que frequentam o CATL do CEFAL. Tratou-se de uma actividade que levou as nossas crianças a terem um contacto muito próximo com a natureza, num parque muito apreciado pela sua diversiadde endémica e pela pureza do seu ar. Foram bons momentos de convívio que se irão repetir em breve com novas actividades a desenvolver pelo CATL do CEFAL.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Reciclar e criar...um aquário






Ensinar a reutilização de materiais como o cartão. Este foi um dos objectivos da actividade desenvolvida hoje no CATL do CEFAL e que permitiu a criação de um coloridos "Aquário" em cartão que fizeram as delícias dos mais jovens.
O CATL tem primado por ensinar aos mais jovens os benefícios da reutilização dos materiais de forma a mostrar que é possível fazer autênticas obras de arte com materiais que habitualmente são colocados no lixo, ou mais recentemente, no eco-ponto.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Dia no aquaparque

As nossas crianças estiveram hoje no Atlântico Splah, o aquaparque da Vila Franca. Este foi mais um dos passeios que o CATL tem procurado organizar de forma a proporcionar momentos de lazer a todas as crianças, para além de as por em contacto com diferentes tipos de ambientes que existem na nossa ilha.
Para quinta-feira prevê-se mais uma ida às Piscinas Municipais da Lagoa e na sexta as nossas crianças irão até ao Pinhal da Paz, um dos locais da ilha em que poderão estar em contacto mais próximo com o ambiente.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Construções na areia com presença do CEFAL






As crianças que frequentam o CATL do CEFAL estiveram hoje de manhã na praia da Baixa da Areia, em Água de Pau, onde participaram no concurso Construções na Areia, promovido pela EML - Empresa Municipal de Urbanização, Requalificação Urbana e Ambiental e Habitação Social de Lagoa.
Com a duração de cerca de 60 minutos, o CEFAL conseguiu arrecadar dois prémios, um primeiro lugar, que foi para Joana Raposo, e um terceiro lugar, que foi para Érica Cabral, sendo que os restantes participantes tiveram direito a um certificado de presença. De realçar o esforço e empenho de todos durante esta actividade que mostrou o lado criativo destes jovens artistas.


sexta-feira, 14 de agosto de 2009

CATL visita Ecoteca da Lagoa



Na passada semana as crianças que frequentam o CATL do CEFAL estiveram na Ecoteca da Lagoa onde puderam tomar um maior contacto com todo o trabalho lá desenvolvido em prol da Natureza.

Assim sendo, foram-lhes explicadas as particulariedades da costa micaelense, nomeadamente em termos de fauna e flora, tendo as crianças, em seguida, se deslocado ao exterior da Ecoteca para ver "in loco" tudo o que lhes havia sido explicado na teoria.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Dia intenso no Pólo de Informática



O dia de ontem mostrou-se muito intenso e produtivo para o pólo de Informática do CEFAL. Foram perto de 15 as crianças que ao longo do dia estiveram a realizar desenhos no âmbito do nosso concurso, sendo que a parte da manhã ficou reservada ao CATL de Água de Pau do Centro Social e Cultural do Cabouco e a parte de tarde ficou reservada a mais crianças do CATL de Lagoa. Os desenhos realizados são agora 75 o que mostra o sucesso desta iniciativa.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Visita às Furnas





As crianças que frequentam o CATL do CEFAl estiveram ontem à tarde num passeio até ao paradisíaco Vale das Furnas, um ex-libris no que concerne à conservação da Natureza e em termos de políticas ambientais. Neste passeio todas as crianças puderam apreciar as muitas paisagens idílicas que fazem parte daquele vale, para além de terem aproveitado para tomar um banho na sempre conhecida "Poça da Dona Beija" com a sua água termal.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

57 Desenhos até agora

O concurso "Colorir sem lápis o Ambiente" continua a cativar muitas crianças. São já 57 os desenhos feitos até agora, prova da grande popularidade desta iniciativa, prevendo-se que o número aumente ainda mais com o aproximar da data limite deste concurso, 14 de Agosto. Hoje foi a vez de mais 10 crianças do CATL Lagoa terem vindo realizar o seu desenho no Pólo de Informática. Até sexta-feira todos os interessados poderão vir à Biblioteca do CEFAL inscrever-se para depois realizarem o seu desenho no Pólo de Informática.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Centro Social e Cultural do Cabouco no CEFAL




O Pólo de Informática do CEFAL recebeu hoje de manhã a visita das crianças que frequentam o CATL do Centro Social e Cultural do Cabouco. Tratou-se de uma visita com o objectivo de participar no concurso "Colorir sem lápis o Ambiente", que está a ser desenvolvido pelo CEFAL até à proxima sexta-feira. Foram 13 as crianças do Centro Social e Cultural do Cabouco que estiveram ontem nos computadores do CEFAL a desenhar e a criar verdadeiras "obras de arte" que decerto dificultarão em muito o trabalho dos juízes.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

CATL Lagoa participa no Concurso



Na sequência dos vários convites feitos pelo CEFAL para instituições com CATL's para que estes participassem no Concurso "Colorir sem lápis o Ambiente" as crianças que frequentam o CATL Lagoa estiveram ontem de tarde no Pólo de Informática a realizar os seus desenhos no programa Paint. Foram sete as crianças que estiveram a fazer desenhos alusivos ao Ambiente e que mostraram a sua criatividade em frente ao ecrã.

Com estas sete crianças, o concurso conta já com 25 desenhos, dos quais sairão três classificados em cada um dos dois escalões.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Reutilizar materiais




Dando seguimento aos objectivos do CEFAL em promover a reutilização de materiais, num pequeno passo na conservação do meio-ambiente, as crianças que frequentam o CATL, sob orientação de Maria João Araújo, estiveram ontem à tarde a reutilizar grandes sacos de pão em papel, resultando dai uma série de originais pequenos sacos de papel que fizeram a delícia de todos os envolvidos nesta actividade.
Tratam-se de pequenos trabalhos que mostram às crianças o que se pode fazer quando se reutilizam os materiais que normalmente teriam como destino o lixo ou o ecoponto, o que vem dar um importante contributo para a preservação da natureza. Este é um pequeno passo que pode ser dado por todos nós mas que terá enormes benefícios no futuro.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Manhã no Pólo de Informática

O Atelier de Tempos Livres da Associação de Funcionários da Câmara Municipal de Lagoa esteve ontem, durante a manhã, no Pólo de Informática do CEFAL, altura em que as suas crianças participaram também no concurso organizado pelo CEFAL e referente ao Ambiente. Foram sete as crianças participantes com os seus desenhos, o que eleva para 18 o total de participantes no concurso "Colorir sem lápis o Ambiente", quando ainda faltam dez dias para o término do mesmo.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

11 desenhos em três dias

O concurso “Colorir sem lápis o Ambiente” começa já a cativar “pequenos artistas” e em três dias de concurso, foram já onze as crianças que se inscreveram para participar no mesmo. Espera-se que este número aumente ao longo da semana, sendo que este concurso está aberto até ao próximo dia 14 de Agosto.
Recorde-se que o mesmo assenta no programa Paint, instalado em todos os computadores do Pólo de Informática, onde cada criança inscrita terá de desenvolver um desenho subordinado ao tema do Ambiente. Os três desenhos mais originais de cada escalão terão direito a prémios.
Até agora os participantes foram:
Marco Cimbron; Nelson Cimbron; Irene Ferrão; Lúcia Pacheco; Reinaldo Dias; Teresa Cosme; Hermano Ferreira; Tânia Medeiros; Nuno Carreiro; Jéssica Carreiro e Rafael Arraial.
Espera-se que apareçam ainda mais participantes.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Concurso: Colorir sem lápis o Ambiente

O CEFAL promove um concurso subordinado ao tema “Colorir sem lápis o Ambiente” e que visa promover uma acção que foque simultaneamente a área ambiental e a área das novas tecnologias.
Para tal os interessados, divididos em três escalões (5-9 anos, 10-12 anos e 13-15 anos) deverão inscrever-se no Pólo da Biblioteca do CEFAL e, depois, no Pólo de Informática, utilizando somente o programa Paint (instalado em todos os computadores deste centro) o concorrente deverá fazer um trabalho alusivo ao ambiente lá constando o seu nome e idade, entregando-o depois ao responsável pelo Pólo de Informática.
O prazo do concurso é até ao próximo dia 14 de Agosto e haverá prémios para os três primeiros classificados de cada escalão, nomeadamente Mochilas e diverso material escolar.
O que estás à espera….participa.