sexta-feira, 31 de julho de 2009

Construção de fornos solares




Na sequência do Dia Nacional para a Conservação da Natureza, as nossas crianças que frequentam o CATL estiveram ontem na zona balnear do porto da Caloura a elaborar fornos solares como forma de alertar a população para a importância de se utilizarem, cada vez mais, energias limpas e alternativas, amigas do ambiente.
Esta foi uma actividade desenvolvida com o intuito de consciencializar também as crianças para estas temáticas, tendo as mesmas desenvolvido estes fornos solares com o máximo empenho e curiosidade.
A manhã foi ainda aproveitada para uma refrescante “banhoca” na piscina daquela zona balnear, agraciada com a bandeira azul da União Europeia, símbolo da excelência das suas águas.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Crianças do CEFAL realizam passeio de barco


Na sequência da 5ª Festa da Juventude de Lagoa, no passado dia 25 de Julho,as nossas crianças que frequentam o CATL do CEFAL realizaram uma viagem de barco pela costa da Lagoa onde puderam observar o concelho através de uma nova perspectiva, para além de tomar um maior contacto com o mar, outrora o principal meio de subsistência de muitas família lagoenses e que tem uma enorme tradição na cultura do nosso concelho.
Com esta viagem espera-se que as nossas crianças tenham uma maior percepção da importância da conservação do mar e dos oceanos, de forma a poder salvaguardar as inúmeras espécies marinhas e seus habitats para que o futuro do planeta esteja assegurado.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Dia Nacional da Conservação da Natureza




O CEFAL assinalou ontem o Dia Nacional para a Conservação da Natureza. Contando com a presença das crianças que frequentam o CATL Lagoa, foi organizado na Biblioteca do CEFAL uma hora de conto cuja história, “Alana e as Algas Misteriosas” de Alice Cardoso, pretendeu alertar para a necessidade da conservação da natureza e focar atitudes negativas. Seguidamente e através de cartazes elaborados para o efeito, as crianças conheceram a história do “Menino do Não Lixo”, uma história que serviu de introdução ao atelier de escrita criativa em que as crianças dividiram-se em vários grupos com a finalidade de elaborar uma história alusiva ao ambiente, utilizando cada grupo uma caixa igual com diversos objectos no seu interior, imagens e palavras, que resultaram em histórias muitos criativas que fizeram as delícias de todos os presentes e estimularam a criatividade destas crianças, especialmente no que concerne à conservação da natureza, ou não fosse ontem o dia nacional dedicado a esta temática.

terça-feira, 28 de julho de 2009

CEFAL participa no simulacro das piscinas




O Complexo Municipal de Piscinas acolheu uma demonstração de salvamento que contou com a presença das crianças que frequentam o nosso CEFAL.
Foi pelas 11h00 de ontem que as nossas crianças puderam participar nesta actividade desenvolvida pela Capitania do Porto de Ponta Delgada, em colaboração com o Instituto de Socorros Náufragos, a Polícia Marítima, os Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada e os Nadadores Salvadores e que pretendeu demonstrar aos jovens participantes como se efectuam salvamentos em zonas balneares vigiadas, sendo que a segurança é um dos critérios exigidos pela Associação Bandeira Azul.
Para além das nossas crianças do CEFAL, participaram ainda as crianças que frequentam o CATL Lagoa e o Atelier de Tempos Livres da Associação de Funcionários da Câmara Municipal de Lagoa.
A Campanha da Bandeira Azul requer também a realização de múltiplas actividades de educação ambiental que este ano abraça o tema da Energias Renováveis pelo que também foi exposto um cartaz sobre esta temática realizado pelo CEFAL.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Alegria nas ruas




Foi ao som do rufar de tambores que as nossas crianças cumpriram o desafio proposto e desfilaram pelas ruas de Rosário exibindo orgulhosamente a cultura africana inserida no desfile multicultural que animou o início de noite de sábado. Foram muitos os CATL que exibiram os seus temas culturais e as nossas crianças fizeram-no tão bem quanto os outros, sendo apoiadas por um carro alegórico que exibia uma cabana africana, tão característica daquele continente.
Os vários dias de ensaios e as longas horas de preparação resultaram numa coreografia bem conseguida e num impacto visual muito positivo que coroou de êxito o muito esforço despendido pela coordenadora de serviços, Teresa Viveiros, bem como de Maria João Araújo, Ana Arruda e Nuno Ponte.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Crianças ensaiam para o desfile

A azáfama “invadiu” as salas do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL). Durante a manhã de terça-feira as crianças que frequentam o Centro de Actividades de Tempos Livres e outros pólos do CEFAL estiveram a ensaiar os ritmos africanos que irão fazer parte integrante do próximo sábado pelas principais artérias da freguesia do Rosário.
Tendo como “maestro” o animador Ricardo Ferreira, as nossas crianças entregaram-se ao ensaio com muita boa-disposição e alegria, fomentando ainda mais o espírito de entreajuda entre todos.
Já ontem os ensaios prolongaram-se durante a manhã com a preciosa orientação de Teresa Viveiro e Maria João Araújo, e hoje as nossas crianças voltaram à "carga" com a orientação de Ricardo Ferreira.
Amanhã a partir das 20h00, os nossos pequenos coreógrafos irão mostrar todo o seu valor a todos quantos forem ver o desfile multicultural que irá percorrer as principais artérias da freguesia do Rosário.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

A água e sua importância

O Centro de Actividades de Tempos Livres (CATL) do CEFAL dedicou a tarde de ontem a um tema que é de grande importância para todos nós e que deve ser preservado da melhor forma; a Água.
Reunindo as crianças que frequentam o CATL, a coordenadora de serviços Teresa Viveiros organizou uma hora de conto sobre a água e o seu ciclo, tendo, em seguida, mostrado alguns vídeos que alertavam para a necessidade de poupança de água no mundo.
Seguidamente todos os participantes realizaram alguns trabalhos de expressão plástica sobre este tema reutilizando materiais do dia-a-dia, incutindo sempre uma consciência ambiental nas crianças.
Realce para o facto desta actividade ter também sido realizada com as crianças que frequentam o CATL de Lagoa e o CATL da Câmara Municipal de Lagoa (organizado de Verão) que conjuntamente com o nosso CATL levaram já a que cerca de 60 crianças tivessem participado nesta actividade que irá realizar-se uma vez mais no próximo dia 30 de Julho quando formos visitados pelo Internato Feminino da Mãe de Deus.
O CEFAL encontra-se disponível para realizar este tipo de actividades com outras instituições educativas bastando para isso que os mesmos entrem em contacto connosco através do número 296098601 ou do email cefallagoa@gmail.com.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Materiais reutilizáveis para desfile multicultural

No próximo sábado, a partir das 20h00, as principais artérias da freguesia do Rosário irão ser palco de um desfile multicultural inserido na Festa da Juventude que irá animar o Porto dos Carneiros no próximo fim-de-semana.
Vocacionada para as demais instituições culturais e sociais do concelho da Lagoa que detêm Centros de Actividades de Tempos Livres (C.A.T.L.’s) e instituições de juventude que integram crianças e jovens, e pretendendo representar diversas culturas mundiais como a africana, a indiana, a árabe, a hippy, a cigana, a indígena, a japonesa, a amish e a havaiana, mas também a norte-americana, brasileira e europeia, este desfile irá contar com a presença do CEFAL que irá representar a cultura africana com todas as crianças do seu CATL vestidas a rigor.
Trata-se da primeira vez que o recém-criado CEFAL irá participar num desfile do género e as actividades do CATL têm-se direccionado para a feitura dos trajes africanos, a partir de materiais reutilizáveis e reciclados, mostrando a nossa vocação ambiental e dando um exemplo de que tudo o que é produzido pelo homem pode ser aproveitado para outros fins, com um considerável ganho para a natureza.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Verão em segurança



No passado dia 14 de Julho o CEFAL serviu de palco para uma sessão de informação intitulada "Verão em Segurança" e que pretendeu alertar as crianças que frequentam o nosso espaço para as sequelas oriundas de uma exposição solar exagerada e descuidada e que poderá originar queimaduras, envelhecimento precoce da pele e cancro. Para tal foram abordadas algumas medidas preventivas para evitar os danos causados pelo sol e apelou-se ainda para a importância de se respeitar as bandeiras hasteadas nas zonas balneares, para além das ordens e conselhos dos nadadores-salvadores de forma a todos desfrutarem do Verão da melhor forma. Na sequência desta sessão de informação foi realizada uma actividade no atelier intitulada "A Brincar, a brincar, no Verão temos que nos cuidar" em que as crianças fizeram óculos de sol aproveitando o cartão de diversas embalagens. Os principais objectivos destas duas actividades foram os de dar a conhecer algumas medidas preventivas durante a exposição solar para além de evitar comportamentos irresponsáveis em relação ao sol, promover uma maior segurança em instâncias balneares e reutilizar materiais com a finalidade de consciencializar e alertar as pessoas para todos estes aspectos.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Dia dos Oceanos

No dia 8 de Junho, o CEFAL comemorou o “Dia Mundial dos Oceanos”. A iniciativa, que teve como finalidade alertar para a importância e riqueza da vida marinha, foi destinada ao público mais jovem. Entre as iniciativas programadas destacaram-se um pequeno diálogo com as crianças sobre a efeméride e a mais-valia de cuidarmos do mar, uma fonte de riqueza, de sobrevivência e lazer. Seguiu-se depois a Hora do Conto, com a leitura do livro “O Médico do Mar”, de Lee Timmers, seguindo-se um momento de expressão plástica. Com os desenhos que os participantes pintaram, todos subordinados ao tema do mar, construíram um mega oceano com várias espécies relacionadas com a vida marinha. Depois de elaborado o oceano, seguiu-se a projecção de um vídeo igualmente dedicado à vida marinha.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Comemoração do Dia do Ambiente no CEFAL

O CEFAL comemorou no dia 5 de Junho o “Dia Mundial do Ambiente”. Com o objectivo de sensibilizar os mais jovens para a importância das Energias Renováveis, o CEFAL elaborou um vasto conjunto de actividades que focaram as energias alternativas como fontes naturais e rentáveis de energia. Assim, e após uma breve explicação aos participantes que aderiram à efeméride acerca da temática, foi exibido um “powerpoint” sobre os diferentes tipos de energias renováveis; a utilidade das mesmas, bem como exemplos práticos em como se pode poupar e rentabilizar energia no dia-a-dia. Após essa breve explicação, as crianças participaram num atelier de “Moinhos de Vento”. Os participantes, com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos, puderam construir o seu próprio moinho de vento, utilizando única e exclusivamente material reciclável e, desta forma, privilegiando um tipo de energia renovável, neste caso a eólica. Estes moinhos encontram-se actualmente em exposição na sala de actividades do CEFAL.
Refira-se que a actividade que culminou momentos de aprendizagem com momentos lúdicos revestiu-se de grande sucesso junto dos mais novos.